quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sabará MG OURO

Os primeiros sertanistas que constituíam as bandeiras, em busca das esmeraldas no interior do Brasil, tinham por objetivo preparar o caminho, abrir picadas e implantar locais para alimentação e pousada para a tropa que se seguia. Fernão Dias designou Matias Carvalho para essa empreitada onde, em fins do século XVII, próximo a Serra do Taquaril, foi estabelecida a origem da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição, atual Sabará.

Por toda a primeira metade do século XVIII foi um dos mais importantes centros de comércio de Minas. Foi desta época que começou a se destacar como um dos maiores centros de ourivesaria do Brasil, com o melhor artesanato litúrgico e jóias de todos os gêneros.

Hoje a cidade apresenta um dos mais importantes acervos históricos e culturais de Minas Gerais. O Teatro Municipal é o segundo mais antigo do Brasil. A Igreja do Rosário, de 1768, construída pelos escravos impedidos de assistirem às missas na matriz, ficou inacabada devido ao final do ciclo do ouro. A Igreja de Nossa Senhora do Ó (1717), que homenageia Nossa Senhora da Expectação do Parto, foi erguida por um fazendeiro em promessa ao sucesso da gestação de sua esposa e apresenta “chinesices” (pagodes, olhos puxados, etc) por influência da colônia portuguesa na Ásia. Em festa que era comemorada na semana que antecedia o Natal, eram entoadas ladainhas em que se repetiam um “Ó”. Daí o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário