quarta-feira, 11 de junho de 2014

Rio Tinto supera a Vale em 30% no último ano

Rio Tinto supera a Vale em 30% no último ano
O gráfico não mente. No comparativo dos preços das ações das duas gigantescas mineradoras a Rio bate a Vale por uma margem enorme nestes últimos 52 meses. No período de 1 ano, desta comparação, a Rio cresceu 25% e a Vale caiu 8%, uma diferença a favor da Rio Tinto de 33%.

A diferença é devido, naturalmente, a percepção dos investidores sobre as políticas gerenciais  das empresas, sobre os investimentos, cortes de custo e o ambiente onde elas atuam.

Os três pontos que mais diferenciam as duas empresas e que afetaram o seu desempenho, são:

1 - o Risco Brasil: é um ponto de grande sensibilidade que faz um investidor pensar duas vezes antes de comprar e uma vez e meia antes de vender... No risco Brasil somam-se as  incertezas quanto as reais intenções do Governo Brasileiro sobre a mineração, os atrasos sistemáticos  do novo Marco Regulatório da Mineração e as mudanças, ainda sem definição,  nos impostos da mineração (CFEM). São pontos que pesam muito contra a Vale.

2- A Rio opera em países com leis claras onde a mineração é respeitada.

3-A Vale está entrando em um grande projeto, o Serra Sul, com enormes investimentos enquanto a Rio está saindo de projetos de expansão com uma grande expectativa de ganhos maiores.

No resto as duas empresas venderam, reduziram custos e focaram no seu core business.
É uma pena, mas como antecipado aqui no Portal do Geólogo, a Vale vai ter que se reinventar para conseguir recuperar a posição de segunda maior empresa de mineração do mundo que perdeu para a Rio Tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário