terça-feira, 15 de julho de 2014

Governo da China vai auxiliar mineradores de terras-raras

Governo da China vai auxiliar mineradores de terras-raras
A China produz mais de 90% dos terras-raras, elementos fundamentais na moderna indústria eletrônica. No entanto a forma como esses elementos são lavrados é primitiva e ambientalmente prejudicial. A maioria das minas são, na realidade, garimpos onde os terras-raras são lavrados sem nenhum respeito ao homem ou ao meio ambiente.


A partir de agora o Governo Chinês irá oferecer subsídios aos produtores de TR para que esses possam melhorar a tecnologia de extração e processamento. Aqueles que conseguirem lavrar e processar dentro das novas normas ambientais e tecnológicas receberão prêmios e incentivos.

O incentivo do governo será importantíssimo para revolucionar o segmento. Qualquer projeto que implique em avanço tecnológico receberá um subsídio de até 40% de seus custos.

A China está em uma situação delicada. Ela é a maior produtora dos terras-raras, mas como não detém as patentes, que são grandes fontes de renda, ela passa a ser apenas uma produtora de produtos sem grande valor agregado. Essas patentes são controladas, principalmente pelo Japão e Estados Unidos.

Um bom exemplo são as lâmpadas fluorescentes que usa um pó de terras-raras. A China é responsável pela produção de 80% dessas lâmpadas, mas mesmo assim, não consegue controlar os preços, pois quem os controla são os donos das patentes.

Torna-se fundamental que o país de um salto tecnológico que possa criar e desenvolver novos usos para os TR.

Foto: mineiros trabalhando com terras-raras- ChinaMining

Nenhum comentário:

Postar um comentário