segunda-feira, 14 de julho de 2014

Lavrando diamantes no fundo do oceano

Lavrando diamantes no fundo do oceano
A Namdeb Diamond Corp, uma JV entre a De Beers e o Governo da Namíbia é a maior produtora de diamantes de alta qualidade extraídos do fundo do mar. A empresa opera na costa da Namíbia e produziu em 2013, 1,76 milhões de quilates, uma das grandes fontes de renda do Governo da Namíbia.

A lavra dos diamantes do leito marinho só se consolidou quando o americano Sammy Collins fundou a Marine Diamond Corporation no final dos anos 50. Esta empresa lavrou, com sucesso, diamantes no leito marinho,  abaixo de 20 metros de lâmina d´água. A partir deste momento a operação se expandiu e mais de 95 milhões de quilates foram lavrados nas mais diversas profundidades, inclusive  abaixo de 140m.

Com o tempo a operação submarina superou a terrestre e tornou a De Beers na maior produtora de diamantes do leito oceânico.

No momento a Namdeb está criando as bases para uma operação mineira que a levará até 2050.

Este projeto deverá usar novas tecnologias que permitirão a extração de diamantes nos mais variados locais do leito marinho incluindo locais de difícil acesso. Calcula-se  que existam  bilhões de quilates de diamantes depositados no leito do Atlântico, que foram transportados pelos rios do continente Sul-Africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário