quarta-feira, 16 de julho de 2014

Minério de ferro: você conhece o IOCJ65% ?

Minério de ferro: você conhece o IOCJ65% ?
Quando se fala de preço do minério de ferro a principal referência é o 62% que é determinado pelo Iodex, o índice da Platts. Trata-se de um índice para os finos com teor médio de 62% de ferro. Caso o seu minério de ferro tenha teores superiores, a Platts usa um fator multiplicador por percentual acima de 62% Fe.

Como já antecipado aqui no Portal do Geólogo, o minério de ferro de Carajás é de altíssima qualidade e deveria ter uma certificação especial, já que ele não se enquadra no índice da Platts.

Por ser de teor muito elevado o minério de Carajás é usado para viabilizar os minérios de teor mais baixo. Por décadas a fio, os importadores misturaram o minério de Carajás de 64 a 67% com seus minérios pobres fazendo um mix 62% que é o mais aceito no mercado.

O momento chegou, e a Vale está criando o IOCJ65% que é o minério 65% Fe de Carajás, um verdadeiro brand, que vai conquistar o mercado assim que lançado.

Na situação atual, onde os minérios australianos de alto teor estão acabando em pouco mais de 10 anos, e o mercado mundial começa a ficar infestado com os minérios pobres, o novo índice da Vale vai dar o devido valor, e preço, ao 65% Fe de Carajás.

Trata-se de um minério menos poluente que deixa um volume menor de rejeitos e que tem um custo muito menor de energia, processamento e metalurgia.

Até 2018 o IOCJ65% já terá decolado, alavancado com o minério da Serra Sul e adicionando bilhões de dólares aos cofres da Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário