Diamantes e pérolas da Austrália
Não há maior símbolo de prestígio e romance do que diamantes e pérolas, ambos produzidos em Kimberley,
na Austrália Ocidental. Compre pérolas do Mar do Sul em Broome, a
cidade praiana com uma história de pesca de pérolas que começou com os
proprietários aborígines. Viaje de Kununurra até a vasta Mina de
Diamantes Argyle, de onde é extraída a maior parte dos raros diamantes
cor-de-rosa. No caminho, aprecie as paisagens de Kimberley, tão
preciosas e eternas quanto as próprias pedras.
Localizada na entrada de Kimberley, Broome
é a capital da pesca de pérolas da Austrália. Os povos aborígines
pescaram e comercializaram pérolas aqui durante centenas de anos antes
da chegada dos europeus. Os novos colonizadores não tardaram a
capitalizar as riquezas das pérolas e, até 1910, o próspero setor havia
atraído um número enorme de mergulhadores asiáticos em busca de
pérolas. Hoje você pode se informar no museu da pérola sobre os mergulhadores caçadores de pérolas japoneses, filipinos e malaios que se estabeleceram em Broome. O Cemitério Japonês, ali perto, tem 900 lápides dedicadas aos mergulhadores asiáticos. Para imaginar melhor o drama em alto-mar dos primeiros dias da pesca de pérolas, faça um cruzeiro ao redor de Roebuck Bay, em uma antiga embarcação para pesca de pérolas. Veja pérolas sendo cultivadas em uma fazenda local, ou compre um souvenir em show rooms de pérolas em Chinatown, onde ainda há placas em vários idiomas e velhos salões de bilhar.
Com uma preciosa pérola como lembrança do Mar do Sul em mãos, por que não sair à caça de diamantes em East Kimberley? Você pode percorrer a Gibb River Road em um veículo com tração nas quatro rodas, de Broome até Kununurra, onde a Mina de Diamantes Argyle produz a maioria dos raros diamantes cor-de-rosa do mundo. Os diamantes cor-de-rosa valem cerca de 20 vezes mais do que seus equivalentes brancos, e a mina também extrai diamantes nas cores champagne e cognac, além dos preciosos diamantes azuis. Participe de um passeio organizado para ver uma coleção de diamantes brutos e polidos e aprender como são extraídos, pré-lapidados e polidos.
Após a excursão pela mina, confira os impressionantes tesouros naturais da região. Faça um voo panorâmico sobre os Bungle Bungles, com formato de colmeia, no Parque Nacional Purnululu. Percorra de barco o poderoso rio Ord ou o artificial Lago Argyle, grande o suficiente para ser classificado como um mar interior. Faça uma caminhada pelo Mitchell Plateau e veja as majestosas Mitchell Falls se precipitarem no platô de arenito, mais abaixo.
Se não chegar até Kimberley, você ainda pode encontrar pedras preciosas em joalherias especializadas em toda a Austrália. Perth é um dos primeiros pontos de entrega das remessas de pérolas de Broome e de diamantes de Argyle. Darwin é um bom lugar para procurar pérolas do Mar Arafura e diamantes de qualidade da Mina de Diamantes Merlin, próxima ao Golfo de Carpentaria. Fazendas de pérolas estão espalhadas por todo o norte da Austrália e você pode até mesmo comprar pérolas cultivadas localmente próximo à Grande Barreira de Corais, em Queensland.
Faça uma caça ao tesouro em Kimberley, onde as preciosidades incluem diamantes, pérolas e as inesquecíveis paisagens do outback.
Nenhum comentário:
Postar um comentário