Opalas da Austrália
Todas as cores do arco-íris aparecem nas opalas, a pedra
preciosa nacional da Austrália. Na verdade, de acordo com a lenda
aborígine, o redemoinho de cores foi criado quando um arco-íris caiu na
terra. A Austrália produz 95% das opalas do mundo, o que faz dessas
hipnóticas pedras um souvenir tipicamente australiano. Elas variam
desde as opalas brancas ou 'leitosas' mais comuns, encontradas em Coober Pedy,
até as raras opalas negras de Lightning Ridge. Faça um passeio pelos
famosos campos de opalas ou compre opalas em lojas especializadas em
todo o país.
Todas as principais cidades e centros turísticos
australianos têm lojas especializadas, onde você pode comprar opalas
incrustadas em joias ou como pedras soltas e não lapidadas. As opalas
negras são as mais valiosas, seguidas das opalas boulder, cristais de
opalas e opalas brancas. Esse sistema de valor se baseia na ideia de
que as pedras mais escuras têm cores mais vibrantes, embora exista
variações de pedra para pedra. Para viver uma aventura repleta de opalas, visite os campos de opala pelo outback da Austrália do Sul, Nova Gales do Sul e Queensland. Eles ficam no local da Grande Bacia Artesiana, que no passado foi um vasto mar interno. As opalas evocam esse antigo mundo submarino, com listras fluorescentes verde-azuladas e semelhantes ao coral. Também são conhecidas como o ‘fogo do deserto’, sendo garimpadas em algumas das partes mais quentes e inóspitas da Austrália. Você deve visitar os campos de opalas entre abril e setembro, quando as temperaturas são menos intensas.
Na pitoresca cidade mineradora de Coober Pedy, na Austrália do Sul, a maioria dos habitantes locais vivem em moradas subterrâneas, para evitar o calor abrasador do verão. Hospede-se em um hotel subterrâneo e visite as residências, igrejas e lojas subterrâneas. Acima do solo, faça um passeio pelas minas e campos de opalas e veja uma demonstração das técnicas de lapidação de opalas. Alugue um veículo com tração nas quatro rodas para visitar as outras cidades produtoras de opalas: Andamooka, Mintabie e Roxby Downs. Juntos, esses campos da Austrália do Sul produzem a maior parte das opalas brancas ou leitosas do mundo.
As opalas negras são as mais cobiçadas do mundo, sendo encontradas em Lightning Ridge, a quase 800 km a noroeste de Sydney. Os caçadores de fortunas têm vindo para cá desde 1800 e hoje são acompanhados pelos turistas, que também querem vivenciar a experiência do outback. Conheça a mina em Bald Hill, compre souvenires ou jogue golfe no antigo campo de opalas. Relaxe nos spas artesianos minerais, caminhe pela paisagem esburacada e observe os pássaros nativos. Na cidade são realizados o Black Opal Rodeo e peculiares corridas de bode durante a Páscoa e o Lightning Ridge Opal Festival, em julho.
A trilha das opalas serpenteia mais além pelo interior até White Cliffs, que já foi uma agitada cidade centrada nas opalas, mas que hoje tem apenas algumas centenas de habitantes. Explore as colunas de mineração abandonadas, onde os habitantes locais vivem durante o verão e veja claros cristais de opala, valorizados por sua translucidez e a claridade de suas cores.
Opalas boulder são exclusivas de Queensland, e você pode procurá-las em remotas cidades do outback, como Quilpie, Yowah e Opalton. Compre opalas rústicas e polidas no animado Yowah Opal Festival, realizado em julho, ou visite Opalton, onde a maior opala do mundo foi encontrada em 1899.
Saia à caça das opalas no outback ou capture sua opala em uma loja da cidade. De qualquer forma, esta exclusiva pedra preciosa australiana é uma vibrante lembrança de sua aventura australiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário