quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Alderon: a empresa que ganhou o prêmio Developer of the Year pode nunca decolar

Alderon: a empresa que ganhou o prêmio Developer of the Year pode nunca decolar




A mineradora canadense Alderon é a mais nova vítima da guerra do minério de ferro.

Tudo parecia perfeito para a Canadense Alderon, uma empresa considerada de alta qualidade no Canadá. Além de prêmio de melhor Developer ela tem um minério de fácil recuperação, sem contaminantes e uma infraestrutura invejável.

Recentemente a Alderon fechou importantes contratos de offtake com a Hebei e com a Glencore que aportaram centenas de milhões de dólares para garantir o recebimento da produção da mina Kami.

Que possivelmente nunca será entregue.

A empresa tem um sério problema, talvez incontornável. O seu all-in sustaining cost (AISC) é muito acima do preço atual do minério de ferro.

Já na época que foi feito o estudo de viabilidade econômica o Portal do Geólogo teve a oportunidade de debater os elevados custos da operação com o COO da Alderon.

Na época calculava-se, até com um certo otimismo, que o break-even da Alderon estaria em torno de US$70/t para o minério posto na China. Lembrar que o break-even é um número abaixo do AISC...

Em suma, parece que, com esses custos e preços a Alderon nunca irá decolar o seu projeto Kami.

Os investidores, que não são bobos, já perceberam que o buraco é abaixo do nível d’água, e fizeram o preço da ação despencar. Desde fevereiro de 2014 até hoje a ação passou de C$2.1 para C$0.25: uma queda de quase 90%...

Nenhum comentário:

Postar um comentário