sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Pedra do Chapéu do Sol

A Pedra do Chapéu do Sol
As fotos abaixo mostram a beleza de um fenômeno natural e ímpar que é a Pedra do Chapéu do Sol (visada para leste).
Pedra do Chapéu do Sol
 
Se você mora nas imediações de Brasília e ainda não conhece a Pedra do Chapéu do Sol não perca a oportunidade. Planeje um dia para ver esta maravilha da natureza. Um bloco gigantesco de quartzito com 1,2 bilhões de anos e mais de 347 toneladas, equilibrado em um minúsculo ponto de apoio.
No final do ano o Portal do Geólogo foi a Cristalina, onde fica localizada a Pedra do Chapéu do Sol, para ver e entender a sua real relevância.
Assim como você ficará extasiado, nós também ficamos.
Localização Pedra do Chapéu do Sol
 
A Localização
A Pedra do Chapéu do Sol está localizada a norte de Cristalina e você vai ter que dirigir apenas 6km em estrada não asfaltada de boa qualidade. É muito fácil visitá-la.
Para quem vem de Brasília é só medir 2km a partir do trevo de Unaí, um pouco antes de Cristalina, que irá encontrar a estrada de acesso a esquerda ao lado do Posto Petrobras. A partir deste ponto percorra 2km até desvio a direita e mais 3km onde existirá uma pequena estrada, também a direita (sinalizada). Percorra mais 850 metros até a Pedra do Chapéu do Sol.
Ou, se preferir, coloque no seu GPS as coordenadas O Domo de Cristalina
 
A Pedra do Chapéu do Sol é um quartzito, rocha formada por areia de praias de um mar raso. A unidade pertence ao Grupo Paranoá e tem idade Mesoproterozóica, entre 1,0 a 1,5 bilhões de anos.
A região se caracteriza por estar dentro de um domo estrutural de grandes proporções onde as rochas sedimentares do Paranoá foram elevadas e arqueadas criando uma bela estrutura circular: o Domo de Cristalina.
Este evento criou uma zona de alívio de tensão que propiciou uma forte atividade hidrotermal, responsável pelas inúmeras minas e ocorrências de cristais de quartzo, o que dá o nome da cidade. A altitude geral do domo é em torno de 1.200 metros.
A Pedra do Chapéu do Sol está localizada na porção nordeste da região central do Domo de Cristalina.
Domo de Cristalina

A rocha tem o seu eixo principal alinhado na direção aproximada Norte-Sul e uma inclinação de 10% para sul.
Vista de N para S
A foto acima, visando o oeste, mostra a rocha em seu equilíbrio precário, sustentada em um quartzito fraturado com apenas 1 metro de ponto de apoio como pode ser visto nas fotos a seguir.
Existem muitos blocos de rocha em equilíbrio precário como a Pedra do Chapéu do Sol, mas poucos tem as dimensões e as características deste, o que o torna um dos mais importantes monumentos naturais do Estado de Goiás.
16°44'26.06"S e   47°34'12.26"O e navegue até ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário