Durante a decadência do Império Romano, as tribos germânicas que
penetraram na Europa vindas do leste introduziram o estilo animalista,
de tradição antiga entre os povos bárbaros (não romanos). Essas culturas
utilizavam na ourivesaria técnicas de granulação, repuxos e gravação
encastoando pedras, produzindo efeitospolicromáticos.
Outra influência vem da cultura dos Impérios Carolíngio e Otomano,
que, assim como o estilo bizantino, utilizavam largamentegemas,
inclusive bordadas em túnicas, adornadas por majestosas joias,
caracterizadas pelo esplendor na combinação de formas complexas ,
utilizando filigrana, quase sempre formando mosaicos (safiras, rubis,
esmeraldas , diamantes, turquesas e pérolas). O polimento dessas pedras
era feito com areia dura em formato plano ou cabochão.
A queda do Império Romano dá início à Idade Média; período que dura
mais ou menos 1000 anos, marcado pela influência da Igreja sobre o
homem. O alto clero detinha riqueza, domínio político e conhecimento.
No início da Idade Média, eram clássicas as pedras safira, esmeralda,
rubi e diamante que, juntamente com os topázios e turquesas, marcavam a
principal influência bizantina nas joias da Europa. Já no século XIII
essa influência se diluíra, dando lugar às pedras clássicas e às pérolas
que ressaltavam os contrastes coloridos. Vem deste período o surgimento
da técnica de lapidação, que teve seus primeiros registros encontrados
na região da Índia. Vem deste período também o surgimento dos joalheiros especializados;
para evitar práticas desonestas de falsificação ou alteração das
características das pedras, surgem várias leis reguladoras para ourives e
joalheiros.
Símbolo dos tempos, os estilos e tipos de joias também mudaram,
surgindo peças pesadas e coroas. Para o cabelo e para as roupas,
usavam-se broches. Para o torço, havia colares mais leves com pingentes
que serviam como amuleto para proteção.
GÓTICO
Por volta de 1200, diminuíram o uso das pedras, e aperfeiçou-se a
lapidação com facetas. Há registros de diamantes facetados no século IX
em Veneza, embora outras pesquisas afirmem que somente no século XV esta
lapidação tenha sido desenvolvida, tendo permanecido em rigoroso
segredo por longo período.
Enquanto na Itália se prolongava a influência bizantina e na Espanha a
moura, no resto da Europa o estilo verticalizado das igrejas góticas
influenciou o design das joias, até que, por volta de 1440-1450, ficaram
mais “espiritualizadas”, principalmente em Paris. As formas mais leves e
angulares substituíram as pesadas joias antigas. Nesse tempo era usual o
uso de “letras mágicas” e invocações de significados às vezes secretos,
ligados ao oculto ou ao sagrado.
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