domingo, 7 de junho de 2015

O PALÁCIO DAS GEMAS DE JAIPUR

O PALÁCIO DAS GEMAS DE JAIPUR



É em Jaipur que se encontra a famosa meenakari, especialíssima técnica de esmaltação artesanal, feita na tradição do design indiano kundam.
Marajás de toda a Índia encomendavam suas jóias mais requintadas e objetos de arte mais preciosos aos artífices joalheiros da família Kasliwal, que trabalhava para os marajás de Jaipur desde o século XVIII. Hoje em dia, milionários, integrantes da nobreza européia, celebridades e presidentes de vários países encomendam ou recebem de presente jóias confeccionadas pelos descendentes dos primeiros Kasliwal que chegaram a Jaipur, vindos de Agra, para trabalhar para o marajá Jai Singh II, em meados do século XVIII. Quase um século mais tarde, em 1852, a família fundou o Gem Palace, misto de escola, oficina de ourivesaria, loja e museu, que permanece até hoje como referência da joalheria indiana.
Em 1947, a Índia se tornou uma república e os marajás foram obrigados a passar a pagar impostos. Uma grande maioria viu-se então obrigada a vender vários objetos e jóias de suas preciosas coleções. Desde então, além da confecção de jóias artesanais, o Gem Palace, propriedade da família Kaliswal, vem adquirindo magníficas peças feitas por antepassados da família, transformando-se nos últimos 50 anos em um importante museu.

O setor de ourivesaria do Gem Palace reúne alguns dos melhores ourives e artífices joalheiros indianos. Vindas principalmente de Burma, Madagascar e Kênia, espinélios, águas-marinhas, citrinos, ametistas, rubis, esmeraldas, safiras, topázios, peridotos, turmalinas, diamantes ou qualquer outra gema desejada é cravejada em uma peça única. As gemas são lapidadas, polidas e trabalhadas usando-se métodos tradicionais de séculos.
Os artesãos trabalham sentados – e com seus pés descalços - em almofadas perfeitamente brancas e podem passar dias trabalhando em somente uma gema. Assim que a gema deixa o setor de lapidação e refinamento, ela está perfeita para a criação de jóias deslumbrantes, a grande maioria delas decoradas com a técnica meenakari.
Essa técnica foi trazida pelos imperadores Mughal (palavra persa para Mongol) para a Índia, por volta do século XVI e consiste em delicados e intrincados desenhos de flores, pássaros ou peixes gravados no metal de tal forma a permitir o recebimento dos esmaltes. Cada cor de esmalte, em pó, é colocada dentro do espaço desejado e aquecida até se tornar líquida e preencher totalmente o espaço. Depois, faz-se o polimento com ágata. A profundidade dos espaços determina o jogo de luz com as cores. Tal é a perfeição do trabalho que algumas peças demoram dias ou até meses, para serem terminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário