quarta-feira, 15 de julho de 2015

Foto histórica: nave New Horizons tira a primeira foto em proximidade de Plutão

Foto histórica: nave New Horizons tira a primeira foto em proximidade de Plutão




O dia 14 de julho, um dia importante, quando o mundo comemora a queda da Bastilha (1789) e a Revolução Francesa.

Agora no dia 14 de julho de 2015 iremos comemorar também um gigantesco feito da ciência espacial: o sobrevoo de uma nave ao planeta anão Plutão nos confins do sistema solar.

A nave da Nasa, New Horizons, demorou quase dez anos para, finalmente, se aproximar de Plutão. O feito é notável, pois após uma viagem de 4,9 bilhões de quilômetros a nave deveria atingir uma janela ínfima de apenas 160km de largura e, então, focar as suas câmaras e instrumentos para o local, onde os cientistas imaginavam que Plutão estaria.

Será que as fotos iriam mostrar o espaço vazio?

O suspense foi imenso e por várias horas os cientistas do mundo inteiro aguardaram, ansiosos, os dados da New Horizons. Até que os sinais chegaram e, com eles, a primeira imagem (foto) nítida de Plutão.

Foi uma festa, o coroamento de décadas de trabalho e investimentos.


Celebração da primeira foto de Plutão

A imagem, tirada a apenas 2.370km de distância, mostra um pequeno planeta atingido por inúmeros impactos de meteoritos, coberto por crateras. Uma cratera em especial, quase na região central, ocupa uma área relativamente grande do planeta anão. Esta cratera é bastante nova, pois quase não tem estruturas geológicas marcantes e impactos de novos meteoritos.

Plutão era o planeta que faltava: e com a New Horizons a Humanidade chega agora a todos os principais corpos celestes do nosso sistema solar. Um feito impressionante.

A New Horizons carrega consigo as cinzas do astrônomo Clyde Tomaugh, o descobridor de Plutão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário