quarta-feira, 23 de setembro de 2015

As 10 maiores reservas de ouro do mundo

Os donos do ouro

São Paulo – Embora o primeiro lugar no ranking das maiores reservas de ouro do mundo seja dos Estados Unidos, a Europa emplacou o maior número de países no Top 10 da lista. Os dados foram copilados pelo World Gold Council, que divulgou nesse mês sua atualização anual das reservas do metal pelo mundo.
O Brasil aparece apenas no 51º lugar do ranking, atrás inclusive de outros países da América Latina. O primeiro representante da região a aparecer na lista é a Venezuela, no 15º lugar, com reservas de 365 toneladas.

1º) Estados Unidos

A reserva de ouro estimada dos Estados Unidos é de 8,133 mil toneladas. O metal corresponde a 75,1% das reservas internacionais do país. Nesse segundo quesito, alguns países superam os Estados Unidos. Portugal, por exemplo, tem uma reserva de ouro bem menor, de 382 toneladas, mas que correspondem a 89,9% das reservas internacionais. Na Grécia, o metal corresponde a 82,3% das reservas internacionais do país.

2º) Alemanha

Com um estoque bem menor que o dos Estados Unidos, a Alemanha tem a segunda maior reserva de ouro do mundo, estimada em 3,395 mil toneladas. Esse montante equivale a 71,9% do total das reservas internacionais do país.

3º) FMI

O terceiro lugar quebra o padrão e não é ocupado por um país. A terceira maior reserva de ouro do mundo está nos cofres do Fundo Monetário Internacional (FMI), que guarda 2,814 mil toneladas do metal. Outro dono de ouro bem posicionado que não é país é o Banco Central Europeu, que fica em 12º lugar do ranking.

4º) Itália

Com 2,451 mil toneladas de ouro guardadas, a Itália tem a quarta maior reserva do mundo. O metal também tem um papel relevante nos cofres do país e corresponde a 71,3% das reservas internacionais.

5º) França

Encostada na Itália, a França tem a quinta posição, com 2,435 mil toneladas de ouro guardadas. O estoque, em valor financeiro, corresponde a 71,6% das reservas internacionais do país.

6º) China

O primeiro representante asiático a aparecer na lista é a China, que com suas 1,054 mil toneladas de ouro, ocupa o sexto lugar do ranking. A representatividade total nos cofres, porém, é pequena. O valor guardado em ouro responde por apenas 1,6% das reservas internacionais chinesas.

7º) Suíça

Com pouca diferença para as reservas da China, a Suíça fica na sétima colocação, com estoques de 1,040 mil toneladas. Esse montante equivale a 14,2% das reservas internacionais do país.

8º) Rússia

O segundo BRIC a aparecer no Top 10 é a Rússia, em oitavo lugar, com reservas de 918 toneladas, equivalente a 9,2% das reservas internacionais do país.

9º) Japão

Mais um representante asiático aparece na lista. O Japão é o nono colocado, com 765 toneladas de ouro guardadas. Esse volume, quando convertido para dólares, equivale a 3,1% das reservas internacionais do país.

10º) Países Baixos

As reservas de ouro dos Países Baixos somam 612 toneladas, 60,2% das reservas internacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário