terça-feira, 22 de setembro de 2015

Presidenta Dilma, existe vida além dos impostos... A Mineração pode...

Presidenta Dilma, existe vida além dos impostos... A Mineração pode, se apoiada pelo seu governo, gerar grande parte da receita que o Brasil tanto precisa



Publicado em: 22/9/2015 19:00:00

Presidenta, nunca em nenhum momento da nossa história a mineração e a pesquisa mineral foram tão abandonadas por um governo brasileiro.

Ao meu ver esse é um paradoxo inexcusável, já que, como Vossa Excelência bem sabe, não estamos nadando em rios de dinheiro.

O Brasil precisa urgentemente de recursos para poder florescer e voltar a crescer: a nossa única saída.

Não será através do aumento de impostos e do arrocho que Vossa Excelência fará esta mágica. Da mesma forma que não será somente através dos cortes de despesas, tão diminutos, que o seu Governo está propondo.

Precisamos crescer e, por incrível que pareça nós da mineração, uma das molas fundamentais de qualquer economia mundial, estamos engessados.

Nos últimos anos deixamos de investir bilhões.

Um capital que iria gerar novas riquezas e receitas tão escassas...

Os investidores fugiram do Brasil como o diabo da cruz. Não somente pelo Código de Mineração, que está sendo debatido e retalhado nos últimos cinco anos, mas, também, pela imensa falta de investimentos e de seriedade no setor.

O Brasil, Presidenta, rasgou contratos e com isso afugentou o capital.

Nós não investimos mais nem em nossas instituições consagradas como o DNPM, mostrando ao mundo quão pouco valor damos à mineração e a pesquisa mineral, fontes permanentes de novas receitas, medidas em trilhões ao longo dos anos..

Mensagens como estas, Presidenta, facilitam o nosso rebaixamento pelas agências de rating.

Vossa Excelência sabia que, segundo o novo Diretor Geral do DNPM, Celso Luiz Garcia, existe no órgão máximo da mineração um “gargalo intransponível”?

São “4.000 empresas esperando o DNPM” para que possam entrar em atividade...

Atividade, Presidenta, é geração de recursos, os mesmos que estão em falta no nosso país.

Seria do seu conhecimento que o DNPM não tem pessoal para atender essa demanda, contando com apenas três Geólogos e um Eng de Minas neste setor, segundo Garcia?

Somente em MG existem 1.000 planos de aproveitamento econômico aguardando o DNPM que não tem estrutura e verbas para atender.

Sabemos que a situação do DNPM vai piorar bem mais, pois o orçamento de 2015 é menor do que o 2014 e será muito menor em 2016 graças aos cortes do seu Governo.

Presidenta, o nosso país está afundando.

Estamos em recessão, o seu orçamento de 2016 vai estourar em dezenas de bilhões, o povo está nas ruas, o desemprego aumenta e os políticos da oposição estão atrás do seu cargo.

Como abandonar a mineração e a pesquisa mineral neste momento?

Afinal, nós somos parte da solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário