sábado, 31 de outubro de 2015

ARIQUEMES 35 ANOS: garimpo do Bom Futuro era a maior reserva de cassiterita a céu aberto do mundo

ARIQUEMES 35 ANOS: garimpo do Bom Futuro era a maior reserva de cassiterita a céu aberto do mundo
O garimpo do Bom Futuro foi fechado no ano de 1991, sob a alegação de estar sendo usado para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

       
Muitos homens e mulheres ficaram ricos da noite para o dia e outros perderam a vida no garimpo do bom futuro em Ariquemes nos anos 80 e 90.

No ano de 1983 é descoberto o Garimpo Bom Futuro, por sinal a maior reserva de cassiterita do mundo. No caso do Garimpo Bom Futuro, gostaríamos de focalizar principalmente a questão dos impactos ambientais; Com a descoberta do garimpo a maioria dos agricultores, madeireiros e comerciantes trocou suas respectivas atividades pelo garimpo. Só na região do Bom Futuro existiam mais de 15.000 garimpeiros.

O garimpo do Bom Futuro foi fechado no ano de 1991, sob a alegação de estar sendo usado para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A Portaria Ministerial 180/91 explanava quanto à questão dos intensos impactos ambientais provocados na região, e requeria medidas para solucionar os problemas ambientais, fiscais e trabalhistas da área.

Cerca de 40% da produção mensal de cassiterita era contrabandeada e trocada nas indústrias de processamento de estanho na Bolívia.

Para se ter uma idéia de qual era a real situação no garimpo Bom Futuro basta observar os números e as estatísticas referentes ao local: havia lá pelo menos uns 5000 garimpeiros, uns 500 requeiros - não contando para fins de estatística os trabalhadores que não possuíam nenhuma espécie de cadastro trabalhista -, além de mulheres, comerciantes e crianças. Pelo menos 30% dessas pessoas eram analfabetas e os outros 70% nem se quer concluíram o 2° grau; o índice de Malária na região era grotesco; de 1987 a 1989 a média de homicídios foi mais de 10 por semana; mais de 400 mulheres se prostituíam no garimpo; o índice de doenças sexualmente transmissíveis e o consumo de drogas eram altíssimos


Nenhum comentário:

Postar um comentário