quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Criatividade chinesa: o país importa mais minério de ferro e exporta aço excedente

Criatividade chinesa: o país importa mais minério de ferro e exporta aço excedente



 
Apesar da desaceleração da economia a China continua a importar enormes quantidades de minério de ferro. Em setembro as importações foram 16,2% maiores que agosto, atingindo 86,1 milhões de toneladas.

É o maior volume mensal importado em dois anos.

O que está acontecendo é que os chineses estão tendo uma superprodução de aço cujo excedente está sendo direcionado para o mercado externo.

Em decorrência deste excesso a China bate recorde de exportação de aço em setembro, que atingiu 11,25 milhões de toneladas.

Enquanto todos esperavam ver uma queda da importação chinesa de minério de ferro os chineses, aproveitando os baixos preços e as facilidades oferecidas pelas mineradoras, pisaram no acelerador e aumentaram as importações. E, para complementar, eles exportaram o aço excedente, de volta para o mercado internacional em uma jogada inteligente: importam minério a US$50/t e exportam aço com valor agregado.

Os europeus estão, agora, acusando os chineses de dumping, pois acreditam que esses estão exportando aço subsidiado.

Do outro lado desta equação as mineradoras Vale, Rio Tinto e BHP aumentam suas exportações tentando abocanhar este mercado excedente.

Até quando esta situação irá perdurar é a pergunta que muitos se fazem. A resposta parece estar na capacidade dos chineses de venderem o seu aço barato na Europa e Ásia...

Como tudo que diz respeito a China não existe uma resposta simples e matemática.

É melhor esperar e ver os desdobramentos.



Foto: Stringer/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário