quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O ouro de Pontes e Lacerda: a verdade por trás do sonho

O ouro de Pontes e Lacerda: a verdade por trás do sonho



 
De tempos em tempos notícias de descobertas de ouro ou diamantes alvoroçam o país causando verdadeiras corridas.

É o caso do Ouro de Pontes e Lacerda no Mato Grosso.

Segundo os locais um garimpeiro descobriu, em uma fazenda do município de Pontes e Lacerda (imagem), próximo da superfície, uma verdadeira bonanza: 20 quilos de ouro avaliados em mais de dois milhões de reais.

A notícia vazou e, em poucos dias, centenas de pessoas invadiram o local causando a mais nova corrida do ouro do país. Os números são controversos e alguns estimam que existam milhares de pessoas pesquisando o ouro de Pontes e Lacerda.

Os comerciantes, que sempre ganham nestas circunstâncias, celebram.

Em poucos dias os estoques de pás, picaretas, mangueiras e demais equipamentos para a garimpagem simplesmente desapareceram. Os taxistas não param de levar os recém-chegados ao garimpo que abriga, também, muitos cidadão de Pontes e Lacerda que não querem perder a oportunidade de enriquecimento rápido.

Na serra onde o ouro foi descoberto, milhares de pessoas tentam, atabalhoadamente, achar o metal amarelo. A maior parte dessas pessoas simplesmente de nada entende e é presa fácil para os espertos comerciantes.

Eles compram, escavam, testam e nada recuperam, ficando neste ciclo de prejuízos até que seus recursos acabem.Esta é a história da grande maioria que não consegue recuperar um grama do metal precioso.

É assim nos “garimpos de bamburro” onde a riqueza de poucos alimenta a esperança de muitos: a indústria da esperança.

Enquanto isso as fotos de pepitas gigantescas, a maioria são nitidamente falsas (veja a foto) invadem as mídias sociais iludindo a muitos com promessas de enriquecimento rápido.

Mas, infelizmente para a maioria, a história será muito diferente.

A maior parte da anomalia, onde existem as ocorrências de ouro, está requerida pela Serra da Borda Mineração S.A., uma empresa da Yamana Gold.

A mineradora controla esses alvarás de pesquisa desde 2005 e, muito provavelmente irá providenciar a retirada dos invasores que não podem, legalmente, fazer a extração.

Vai ser um triste final para milhares que colocaram suas esperanças em um sonho dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário