domingo, 1 de novembro de 2015

A Colômbia e o prestígio por suas esmeraldas

A Colômbia e o prestígio por suas esmeraldas

O mês de Maio é o mês das esmeraldas e por isso resolvemos postar aqui no blog esse texto sobre as esmeraldas Colombianas.
Além do verde que cobre as planícies, montanhas e reservas naturais, a Colômbia esconde outro tom de verde entre seus penhascos, são as famosas e preciosas esmeraldas. Devido a sua geografia, a Colômbia possui grande variedade de recursos naturais, incluindo as famosas e desejadas pedras verdes.  A Colômbia possui um prestígio internacional no que se refere as esmeraldas, por ser o primeiro produtor mundial. O país produz 55% do total das esmeraldas no planeta, seguido pelo Brasil e Zâmbia, que contribuem com 15%. A Colômbia recebe destaque não só pela quantidade que produz, mas também pela qualidade de suas esmeraldas, sendo uma das mais cobiçadas. Na Colômbia se encontram diferentes cristalizações da esmeralda, pouco conhecidas no mundo por sua escassez, cuja importância geológica é incomparável no patrimônio cultural.
Esmeralda Colombina
Museu de Esmeralda de Bogotá
Provenientes do país com maior tradição e história ligada à mineração de esmeraldas, as gemas colombianas destacam-se das demais por possuírem uma cor verde considerada mais “pura” e essa belíssima cor é devida à presença de traços do elemento cromo. Essa é a diferença fundamental entre as esmeraldas colombianas e todas as outras.
Além de serem encontradas em renomadas joalherias nacionais e internacionais, as esmeraldas colombianas receberam um lugar especial para a difusão de sua história, suas características e processos, o Museu da Esmeralda de Bogotá, que conta com um acervo muito interessante. Vale lembrar que esmeraldas grandes de alta qualidade são raras, o que significa que o preço de uma esmeralda de excelente qualidade pode ser maior do que a de um diamante com o mesmo peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário