domingo, 27 de dezembro de 2015

Conceito de Minerais

Conceito de Minerais

São elementos ou compostas encontrados naturalmente na crosta terrestre. São inorgânicos em contraste com os químicos orgânicos (constituídos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênios típicos de matéria viva).
Muitos minerais têm composição quimica definida. Outros têm uma série de com­postos onde um elemento metálico pode ser total ou parcialmente substituido por outro. Neste caso, temos dois minerais muito similares quimicamente e em muitas de suas pro­priedades fisicas, mas geralmente muito diferentes na cor e em outras propriedades físicas. Raramente uma propriedade física ou quimica identifica um mineral, em geral são neces­sarias muitas caracteristicas.
A identificação de alguns minerais raros requer equipamentos de laboratório, ana1i­ses quimicas e estudos de ótica ao microscópio petrográfico.  






Os Elementos e os Cristais

Os elementos são os tijolos do edifício de todos os materiais, incluindo os minerais e as rochas.
Os átomos que constituem os elementos podem juntar-se constituindo moléculas
as menores partículas produzidas em reações químicas. Quando as temperaturas são altas, as moléculas quebram-se em grupos de átomos. Com o lento aquecimento, estes podem juntar-se numa forma ordenada para formar_cristais. Muitos minerais cristalinos são formados a paTtir de misturas líquidas ou gasosas no interior da crosta terrestre, principalmente junto de lavas vulcânicas ou próximo de zonas que sofreram dobramentos e falhamentos.
Assim, os minerais formam-se a partir de determinados arranjos entre átomos de diferentes elementos em proporções adequadas.
As condições físicas também são responsáveis pelos padrões de minerais que se formam a partir dos compostos químicos.
  
Tabela 2.1 Proporção dos elementos na composição da crosta terrestre  

Elementos

Óxidos
Q
46,71%
SiO2
59,07%

Si

27,69%
A2O3
15,33%

AI
8,07%
Fe2O3
3,10%

Fe
5,05%
FeO
3,71%

Ca
3,65%
MgO
3,45%

Na
2,75%
CaO
5,10%

K
2,58%
Na2O
3,71%

Mg
2,08%
K20
3,11%

Ti
0,62%
H2O
1,30%

H
0,14%
CO2
0,35%

P
0,13%
TiO2
1,03%

C
0,09%
P2O5
0,30%

Mn
0,09%
Mn
0,11%

S
0,05%




Ba
0,05%




Outros —
0,25%




    


A Forma Cristalina

A forma do cristal é muito importantena identificação do mineral. Ela reflete a estrutura dasmuitas moléculas dos minerais. Algumas vezes ocristal é tão simétrico eperfeito em suas faces que coloca em dúvida a sua origem natural.Na maioria das vezes cristais perfeitos são muitos raros. Em geral eles se desenvolvem  apenas algumas de suas faces.


Sistemas Cristalinos

Os minerais, como já se observou, podem desenvolver-se segunda formas geomé­tricas definidas e, neste caso, segundo um sistema cristalino. Seis são os sistemas crista. linos conhecidos. Cada um deles comporta inumeras formas, mas sempre dentro de deter. minadas leis que caracterizam os eixos e os ângulos formadores da figura geométrica. Cada cristal se desenvolve sempre segundo um dos sistemas cristalinos, esta é uma propriedade física inerente ao cristal.
 Sistema cúbico isométrico Inclui cristais em que os três eixos têm o mesmo com­pnmento com ângulos retos (90) entre estes, como um cubo. Exemplos: galena, pirita, halita (sal de cozinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário