A fórmula para a compra de ouro
- O preço do ouro mil:
O preço de ouro mil é dado a cada dia pelo preço da bolsa de São Paulo: Ele é ele mesmo um componente do preço do ouro na bolsa de Londres com o valor do dólar no mercado paralelo brasileiro
- O teor do ouro de garimpo:
Cada garimpo tem um teor do ouro diferente, além do tipo do ouro, aluvionar, de filão, etc... Na prática o ouro de garimpo é feito de ouro, de prata, de cobre e outros elementos metálicos. Como o ouro é muito mais pesado do que esses outros metais menos valiosos, é na balança de Arquimedes que será possível calcular o seu verdadeiro teor de ouro mil contido.
- A margem de lucro:
Qualquer empresa que compra ouro tem que pagar as despesas de funcionários, incluindo seguranças, seguros, energia, veículos, etc.. Além de conseguir extrair uma margem de lucro. Essa margem é influenciada pela concorrência acirrada com as demais empresas de compras, tanto legais como ilegais. Na prática, a loja fixa uma percentagem mínima sobre o preço do ouro mil obtido cada dia na bolsa de São Paulo: se por exemplo, o preço do ouro mil em São Paulo for de R$ 130,00, a loja 1 aplica um desconto de 5%, o que ira fornecer um valor de ouro mil para esta loja 1 de 123,5; mas se a loja 2 fixar o desconto em 4%, o preço anunciado do ouro mil para esta loja 2 será de 124,8. Com este preço a loja 2 ira comprar mais ouro do que a loja 1, e assim ter um movimento maior que poderá ou não compensar a menor margem de lucro, mas cada loja sabe que as margens são estreitas.
- A aplicação da fórmula na balança de Arquimedes:
A balança de Arquimedes mede o peso de uma barra do ouro de garimpo seco (após fundido) e depois o peso da mesma barra dentro da água; Se o ouro de garimpo conter mais prata e a prata sendo mais leve do que o ouro, terá mais volume dentro da água, provocara uma inflexão na balança de Arquimedes que é calculada pela fórmula abaixa:
Peso liquido= peso sólido*2307-208X
Nesta fórmula, o X é um número aleatório entre 0 e 9 que ira influenciar o valor final, e que pode ser modificado pelo comprador de balcão. Se aumentar ou baixar, poderá ganhar o cliente dando a ele a impressão que o teor nesta loja é maior que na outra, compensar um valor anunciado de ouro mil acima do autorizado pela matriz, ou jogar com a cara do cliente.
Bom dia! Por gentileza, vc poderia exemplificar esta fórmula de como calcular a pureza com mais precisão?
ResponderExcluirSaudações meu caro!