Como é cotado o preço do ouro?
Em 2013, o preço da cotação do ouro desabou cerca de 9,3%. Mas como será feita a cotação desse metal precioso?
O ouro é um dos metais preciosos mais antigos do mundo, e tem cotação calculada com base na variação do dólar. É possível comprar e vender ouro em barras e em pó.
O ouro é vendido no chamado mercado de balcão, por agências de instituições financeiras especializadas, como bancos e corretoras. É possível comprar o ouro a partir de 1 grama.
A operação de compra pode ser feita por telefone, com pagamento via boleto bancário. Depois da compra, o investidor pode deixar o ouro custodiado em uma instituição bancária credenciada.
Também é possível fazer aplicações em ouro, comprando lotes de, no mínimo, 250 gramas. Nessas transações de compra e venda, a cotação do ouro varia de acordo com o dólar norte-americano e depende também da oferta e demanda do metal.
No Brasil, o comércio de ouro acontece, principalmente, na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). No exterior, as cotações do metal são feitas em relação à onça troy, que equivale a 31,104g. O preço final está associado às cotações de Londres e de Nova Iorque.
O ouro é um metal precioso com alto índice de liquidez. No Brasil, investimentos em ouro iguais ou menores a R$ 20 mil, não apresentam incidência de Imposto de Renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário