sábado, 30 de janeiro de 2016

Esmeraldas: Uma das gemas mais caras do mundo

Esmeraldas: Uma das gemas mais caras do mundo


As esmeraldas são uma das mais apreciadas e mais caras pedras preciosas do mundo. Os antigos egípcios, romanos e gregos, tinham esta pedra na mais alta estima, acima de todas as outras. Isto poderia explicar por que tantos reis e rainhas escolheram adornar-se com esta gema.
Os astecas e incas consideravam a esmeralda uma pedra sagrada e incorporaram em suas máscaras de rituais. Na Índia também a considerava uma pedra sagrada e a usavam para decorar templos e outras relíquias sagradas.
Muitas culturas acreditavam que as esmeraldas tinham propriedades curativas especiais, eram frequentemente utilizados em amuletos de proteção. Arqueólogos descobriram múmias egípcias com esmeraldas dentro de seus túmulos. Acredita-se que elas foram colocadas lá a fim de afastar os profanadores de tumbas.
As esmeraldas Hoje, mais caras e mais bonitas são encontradas em museus, muitas vezes, como parte de coleções de jóias de coroas ou no interior de punhais ou espadas. Essas esmeraldas são até mesmo mais valiosas do que alguns dos mais raros diamantes do mundo.
O nome esmeralda vem da palavra francesa "esmeralde", que significa, literalmente, pedra preciosa verde. Em muitas culturas, o verde é considerado a cor da vida. É, claro, em decorrência de estar conectado diretamente com a natureza, o que pode explicar a afinidade natural que as pessoas têm frequentemente, com a pedra até hoje.
No Brasil, as esmeraldas foram descobertas em 1962 na Bahia, mina da Salininha, aonde sairam muitas pedras grandes e raras, mas em 1963 foi descoberta a maior mina de esmeralda do mundo, a da Carnaíba- Bahia, e está produzindo até hoje pedras caríssimas, e a maior esmeralda do mundo, avaliada em vários bilhões de reais, também saiu de lá. Outras minas de esmeraldas de alta qualidade foram descobertas na década de 80, uma em MG- a mina de nova era-ferros, e depois em Goiás, a de santa terezinha, ambas produzindo até hoje. O Brasil tem um potencial gemológico enorme, pois as gemas são encontradas em rochas com pegmatitos, e o Brasil inteiro tem a maior reserva de pegmatitos do mundo e só 20% deles foram pesquisados, o potencial é enorme para encontrar mais gemas, como SAFIRAS, ESMERALDAS, ALEXANDRITA, RUBI, etc.. falta pesquisar...os mapas geólogicos são o primeiro passo.Aonde tem pegmatito, pode ter gemas.
Mais do que isso, porém, o verde é uma cor harmoniosa que é apreciada por uma vasta gama das pessoas. Alguns até mesmo chamam-lhe a cor do amor. Talvez seja um pouco devido ao fato de que a esmeralda era a pedra de Vênus, a deusa do amor.
As mais antigas esmeraldas vieram do Paquistão, onde parece que pode ser rastreada até cerca de nove milhões de anos. Esmeraldas também foram encontradas dentro das minas do Egito antigo. Embora essas minas estejam fora de uso há muito tempo, pedras da época entre 3000 e 1500 aC ainda existem em algumas das peças mais valiosas de arte e jóias conhecido pelo homem.
Hoje a Colômbia produz as mais procuradas esmeraldas. Elas diferem de muitas outras esmeraldas, porque eles tendem a ter uma sombra purista e mais vibrante de verde, sem qualquer tom de azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário