Garimpeiros invadem mineradora em busca de esmeraldas em MG
Uma mineradora desativada que fica na localidade do Ribeirão São José, na zona rural de Itabira, região central de Minas Gerais foi invadida por cerca de 500 garimpeiros que procuram por esmeraldas nas galerias. Segundo informações passadas pelos próprios garimpeiros à polícia, o local foi tomado por pessoas de todas as partes do Estado depois que a notícia de que algumas pessoas teriam conseguido cerca de R$ 600 mil na venda de pedras retiradas do garimpo clandestino.
Na tarde uma equipe da Polícia Civil acompanhou a visita de um representante da mineradora dona do terreno. Segundo a Polícia Militar de Itabira, o único vigia que havia na área foi expulso pelos garimpeiros, que também tomaram o único prédio existente no terreno. A área está desativada desde janeiro deste ano.
Os garimpeiros trabalham na escavação de uma monte de terra solta que tem cerca de 30 m de altura. Eles são distribuídos em grupos de 10 a 15 pessoas, dentro de uma galeria.
As próprias pessoas que estão no garimpo explicaram aos policiais que na parte interna do barranco alguns garimpeiros e mulheres fazem a retirada de pedras que são limpas. As esmeraldas são vendidas ali mesmo no garimpo aos compradores que surgem ao longo do dia.
3 fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário