O efeito Samarco: Minas Gerais em crise
O desastre da Samarco abriu profundas feridas na economia do Brasil, afetando, não só as duas mineradoras donas da Samarco, mas, também o próprio Estado de Minas Gerais.
Para a Vale a calamidade não poderia ser pior.
No dia anterior ao desastre a Vale tinha um valor de mercado de R$94 bilhões. Hoje a mineradora tem um valor de apenas R$48,8 bilhões. Ela perdeu praticamente 50%, nestes poucos dias. Graças a Samarco!
No momento ela vale apenas45,16 bilhões de reais.
As ações da nossa maior mineradora (veja o gráfico) afundaram 48% neste mesmo período infligindo sérios prejuízos aos investidores.
Mas o efeito Samarco não para por aí.
O Estado de Minas Gerais, que concentra grandes empresas da área da mineração, siderurgia e de fabricantes de veículos, prepara-se para o desinvestimento.
Segundo um estudo da Fiemg o impacto da Samarco, com a redução do aço, faz Minas cair, como opção de investimento, para o 14º lugar.
Um desastre que pode ter proporções ainda maiores do que o vislumbrado pela Fiemg.
É nesse momento que vemos a incrível e transcendental importância da mineração na economia do país.
A mineração é a base de toda a cadeia econômica, gerando empregos diretos e impostos assim como todos os minerais, metais e a matéria-prima que fazem a economia florescer e se desenvolver.
Sem a mineração nada, literalmente, prospera.
É nesse momento que percebemos, mais uma vez, a total falta de interesse e o descaso pela mineração que este governo, incessantemente, vem demonstrando.
Ou será que o Governo não tem nenhuma culpa no desastre de Mariana?
Por mais que o governo tente se eximir não há como negar que nos bastidores da catástrofe existe um DNPM sem verbas e sem pessoal, desamparado, que deveria ter auditado e avaliado a represa do Fundão e não o fez. Que existe um MME desinteressado, mais preocupado em se defender das acusações que pairam sobre seus ex-ministros e executivos do que buscar as soluções para a mineração e pesquisa mineral que ele abandonou há anos. Existem inúmeros políticos, que empurram com a barriga, o malfadado Código de Mineração, que poderia estar arrecadando muito mais para os municípios brasileiros.
É uma sucessão de desinteresses que penaliza a mineração e o país.
Será que e os muitos que ainda irão perder o seu emprego em Minas Gerais sabem disso?
A Samarco tem que ser responsabilizada e punida, mas muitos outros, como o próprio governo, também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário