sábado, 23 de janeiro de 2016

Um dos maiores tesouros naturais do Brasil é seu leito geológico, fonte de pedras preciosas

Um dos maiores tesouros naturais do Brasil é seu leito geológico, fonte de pedras preciosas usadas em joalheria e também de minerais usados na indústria, em usinas nucleares e construção de naves espaciais, alguns deles de ocorrência exclusiva ou descobertos no Brasil.

 
Desde a Idade da Pedra as rochas forneceram instrumentos de trabalho, instrumentos artísticos, jóias e matéria prima para a construção de abrigos, incorporando-se ao dia a dia dos homens em vários níveis, até mesmo no nível místico.

Os elementos que compõe os minerais fazem parte da matéria prima da Terra, cuja estrutura está em contínua mudança há 4,6 bilhões de anos.

Existem três grupos principais de minerais na natureza:

1. de origem magmática:
provenientes de correntes de lava que se originam no interior da Terra, sofrem uma pressão tão grande que alguns se moldam em cristais valiosos, como o diamante. Esta é a origem de alguns dos tesouros do Brasil: esmeraldas, águas-marinhas, topázios e turmalinas.

2. de origem sedimentar: 
os minerais dissolvidos pela erosão se acumulam em bolsões, depositados em camadas sucessivas, que ao evaporarem cristalizam. Assim são formados a calcita, a aragonita e a gipsita.

3. de origem metamórfica:
resultam de transformações internas de rochas, devido a pressão, deslizamentos, mudanças bruscas de temperatura que promovem cristalização. As cianitas, as granadas e os epidotos são formados assim.

No mundo todo existem cerca de 3.500 tipos de minerais, e cada um dos quais pode apresentar um número enorme de variedades.

Veja estes exemplos:

Quartzo = fórmula básica SiO2

Quando acrescido de pequenas impurezas como ouro, ferro ou água, sofrem mudanças drásticas de cor e textura, podendo formar subprodutos como: ametista, citrino, opala, ágata, calcedônia e olho-de-tigre, que têm aspecto completamente diferente, mas são quartzos.

Berilo = formula básica BeAl

Quando acrescido de elementos como ferro, oxigênio, sílica, forma subprodutos como: heliodoro (amarelo), ametista (roxo), morganita (rosa), água marinha (azul esverdeado), bixbita (vermelho) e esmeralda (verde), e o fantástico crisoberilo, variedade rara de pedra verde que muda de cor conforme a incidência de luz, se tornando amarela ou vermelha, usada hoje na composição dos vidros das janelas de naves espaciais por filtrarem raios cósmicos.

Corindon = formula básica Al2O3

De acordo com inclusões se formam as safiras azuis, os rubis vermelhos, e outras tonalidades de corindons industriais verdes, laranja e amarelos.

É importante definir estes termos:

Mineral: é um corpo natural homogêneo e inorgânico, com composição química definida e estável que lhe dá certas propriedades.

Rocha: são agrupamentos de minerais combinados, como o granito (que tem pequenas inclusões de cristais de quartzo, feldspato e mica), o basalto, a obsidiana e o arenito.

Cristal ou Gema: é um sólido cujas partículas são coesas e assumem um arranjo geométrico formando prismas naturais de arranjo constante, como o diamante (octaedros), berilo (hexagonais), pirita (cubos).

Minerais de Ocorrência exclusiva ou descobertos no Brasil

Existem alguns minerais que foram descobertos em território brasileiro, ou são de ocorrência principal ou exclusiva no Brasil, e levam nomes característicos de regiões brasileiras ou profissionais da área de mineralogia que trabalharam no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário