sábado, 5 de março de 2016

Uma jogada de marketing

Uma jogada de marketing


O segredo do sucesso da De Beers é uma campanha de marketing que convence as mulheres de que deveriam receber um anel de diamantes de seus noivos e convence homens jovens a pagar "dois meses de salário" por aquele anel que representa o tamanho de seu amor.
Antes de 1930, anéis de diamantes eram raramente oferecidos como anéis de noivado. Opalas, rubis, safiras e turquesas eram consideradas pedras preciosas muito mais exóticas para representar o amor de alguém, de acordo com o livro "Vinte propagandas que abalaram o mundo", de James B. Twitchell. Ele descreve como a De Beers mudou o mercado mundial dos diamantes.
Esta idéia de ligar os diamantes ao romance foi capturada em uma campanha publicitária brilhante em 1940, aumentando sua procura. Certamente, você já ouviu falar sobre a propaganda da De Beers dizendo que "Um diamante é para sempre". Esta campanha publicitária, criada pela agência N.W. Ayer em 1947, mudou o mercado dos diamantes. Em 2000, a revista Advertising Age (site em inglês) chamou a campanha de "o slogan do século XX". A De Beers se infiltrou no Japão com a mesma campanha em 1960 e o público japonês comprou a idéia, da mesma forma que os americanos.
Mais tarde, suas propagandas pediam aos consumidores que guardassem suas jóias de diamantes e que cuidassem delas como relíquia de família e funcionou. Isso eliminou o mercado secundário, que mais tarde permitiu que eles o controlassem. Sem pessoas vendendo seus diamantes de volta para as joalherias ou para outras pessoas, a procura por novos diamantes aumentou.
Novas Campanhas para Diamantes

A De Beers continuou a persuadir o público a adquirir diamantes, no século 21. Em 2001, foi lançado o anel com três pedras “passado, presente e futuro”, que logo se tornou um presente essencial em aniversários de casamento. O linha de jóias “Journey”, de 2006, explorava o mesmo conceito, mas, em lugar de transmitir sua mensagem com apenas três pedras, essa linha tenta simbolizar o crescimento do amor pela disposição ordenada de diversos diamantes, do pequeno ao grande. E, em 2004, a De Beers tentou chegar a um setor então inexplorado do mercado - as mulheres solteiras - com a campanha “anel para a mão direita”, que encorajava as mulheres a comprarem diamantes para elas mesmas.
Existem menos de 200 pessoas ou empresas autorizadas a comprar diamantes brutos da De Beers. Estas pessoas são chamadas de sightholders (atacadistas de pedras brutas) e compram os diamantes através da Central Selling Organization - CSO (Organização Central de Vendas), uma subsidiária da De Beers que comercializa cerca de 70 a 80% dos diamantes de todo o mundo. A De Beers vende uma parcela de diamantes brutos para um sightholder que, por sua vez, os envia para empresas de polimento e, em seguida, para os distribuidores.
Eles estocam pilhas de diamantes extraídos de vários países e liberam
um número limitado para venda todos os anos. Produzem metade do
fornecimento do mundo todo e controlam cerca de dois terços do mercado
mundial, de acordo com o Washington Post. De vez em quando, para manter
os preços altos, trazem grandes quantidades de diamantes de outros
países, na tentativa de injetar grandes quantidades no mercado. Se
fosse uma empresa estabelecida nos Estados Unidos, estaria violando
leis antimonopolistas, por fixar os preços dos diamantes.
Diamantes brutos são vendidos fora da CSO. Eles vêm de pequenos produtores na Austrália, Rússia e alguns países africanos. O custo é ainda muito influenciado pelos preços definidos pela CSO.
Diamantes são as pedras preciosas mais desejadas, e isso é testemunhado pela procura extremamente alta. Nem sempre foi assim, apesar de tudo, diamantes são pedras preciosas sofisticadas que passam por um longo processo de refinamento, desde o momento que são tiradas da terra até chegarem às joalherias. E, já que um pouco do misticismo em torno do diamante já se foi, além do mais é apenas carbono, ele provavelmente continuará sendo uma jóia muito desejada, pois, "um diamante é para sempre".
Porém, como se costuma dizer, a beleza sempre tem seu preço. E, às vezes, este preço extrapola a questão financeira. Na próxima seção, examinaremos uma das maiores controvérsias da indústria do diamante.

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