Os minerOs minerais mais raros do mundoais mais raros do mundo
A grande maioria da população tem a perceção que os diamantes são as pedras mais caras e mais raras do mundo.
Certamente, os diamantes naturais são raros e não se encontram facilmente como as pedras que encontramos na areia do mar, mas também não podemos afirmar que são os minerais mais caros do mundo e nem os mais difíceis de serem encontrados.
Existem outros minerais que de tão raros que são de encontrar podem custar cinco vezes mais que uma pedra de diamante de grande quilate.
Por exemplo, existe a painita, considerada uma pedra preciosa descoberta há milhares de anos e desde essa data tem sido bastante admirada.
Tal acontecimento data do ano de 1950 pelo escavador Arthur C.D. Pain e só existem 25 pedras iguais a esta em todo o mundo.
Esta pedra rara está na lista do Guiness Book of World Records como o mineral mais raro do Mundo desde 2005, tendo sido já usada em jóias e o seu valor incanculável pela sua raridade.
As cores da Painita variam de rosa e vermelho até tons de marrom.
Foram encontradas exemplares de Painita incrustados com rubis.
Outra pedra nobre e rara é a Alexandrita, pois esta é uma pedra mineral que muda de cor de acordo com a luz que incide sobre ela.
Pode refletir cor laranja, amarela, avermelhada e outros tons distintos. Sob a luz do sol ela parece verde, ao contrário que sob uma lâmpada incandescente a gema fica avermelhada.
Esta pedra foi encontrada pelo filandês Gustaf Nordenskiold e foi intitulada de Alexandrita em homenagem ao futuro Czar Alexandre II da Rússia.
Curiosidades
Por ter sido encontrada pela primeira vez na Rússia, era muito apreciado pelos aristocratas russos. As cores vermelhas e verdes desta gema são as cores militares do czarismo.
É uma pedra sofisticada e acredita-se que mostra o lado mais refinado e mais elegante da vida.
A tanzanita é tida como como mil vezes mais rara que um diamante, logo, mais cara uma vez que existem também poucos artigos com esta gema no mercado.
Considerado um mineral rarissimo, mas ainda é encontrada em maior quantidade que a Alexandrita.
As jóias que possuem esta gema são também de valor inestimável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário