domingo, 7 de agosto de 2016

Diamantes, propriedades físicas do diamante

Diamantes, propriedades físicas do diamante

Os Diamantes são gemas incomparavelmente belas e preciosas, por esse motivo o diamante é uma pedra que merece ser dada a conhecer ao mundo para melhor entendimento e classificação da sua grandiosidade. Todas estas propriedades servem para avaliar diamantes. Esta pedra pode ser encontrado num vasto grafico de cores, diamante.
Os diamantes tem propriedades físicas muito características, que definem tecnicamente esta gema:
Diamante
  1. Peso específico dos diamantes
  2. Clivagem dos diamantes
  3. Dureza
  4. Indíce de refração
  5. Transparência aos raios x

Propriedades físicas do diamante

1. Peso específico do diamante

O diamante à temperatura de 25º o seu peso específico é de 3,5152 gramas por centímetro cúbico. Internacionalmente o valor considerado é de 3,52.

2. Clivagem do diamante

Os diamantes apesar de resistentes eduros, apresentam uma clivagem perfeita ou quase perfeita, conforme as faces do octaedro e segundo o quadro de direções.
A clivagem é a propriedade física de alguns minerais, é a tendência de alguns minerais para se fragmentarem, devido a uma força mecânica.
Os planos de clivagem correspondem a superfícies de fraqueza da estrutura cristalina dos minerais. A clivagem de um mineral pode ser:
Perfeita – mineral que descama sempre da mesma forma
Distinta ou indistinta – mineral que não possua uma superfície preferencial deruptura e que descame de uma forma irregular.

3. Dureza dos diamantes

O diamante é a matéria mais dura que se conhece, é uma gema que tem a característica de poder riscar todas as outras substancias e nada é capaz de riscar o diamante. A dureza dos diamantes ocupa o 10º lugar da escala de MOHS. Comparando a matéria mais dura, antes do diamantes na escala de Mohs, verificamos que o corindon, segundo Epller, o valor do diamante é de 18.530 e o do corídon 1.000

4. Indíce de refração do diamante

Os diamantes são isotrópos, monorrefringentes, numa perpetiva otica, sendo o nível de refração de 2,4190.
5. Transparência dos diamantes aos raios X
Como sabemos, o diamante é carbono puro cristalizado. Os diamantes tem o baixo peso atómico do carbono, 12 respetivamente. Quanto mais elevado se apresenta o peso atómico dos elementos, mais opacos se tornam aos raios X. Assim, considera-se que os diamantes são muito transparentes aos raios X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário