Murilo Ferreira ressalta parceria estratégica Brasil-Japão em Tóquio
A parceria estratégica para a cooperação econômica entre Brasil e Japão foi tema de uma série de fóruns realizados na semana passada na capital japonesa. A programação teve início na segunda-feira, 3 de outubro, com o encontro do Wise Men, grupo de notáveis que reúne representantes dos dois países, e do qual faz parte nosso diretor-presidente, Murilo Ferreira. A agenda continuou nos dois dias seguintes com a XIX Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, principal fórum empresarial bilateral.
Entre os principais tópicos debatidos pelo grupo de notáveis esteve a formulação de um acordo de parceria econômica entre Brasil e Japão, que reforçaria as relações entre os dois países e contribuiria para o avanço da agenda de desenvolvimento econômico. Também estiveram em pauta assuntos vistos como chave para o futuro da cooperação entre os dois países: energias renováveis, novas tecnologias e cooperação em terceiros países.
Houve ainda sessões específicas sobre os setores automotivo e de infraestrutura. Murilo Ferreira foi o representante brasileiro no evento ao lado do vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Carlos Mariani, e do coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, que também fazem parte do grupo. Pelo lado japonês, compõem o grupo executivos como o presidente do Conselho da Mitsui, Masami Iijima, e o presidente do Conselho da Toyota, Takeshi Uchiyamada.
Alguns dos temas debatidos durante o encontro foram aprofundados nos dois dias seguintes. Copresidido por Murilo Ferreira e Masami Iijima, e secretariado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo lado brasileiro, e pelo Keidanren, federação de negócios japonesa, o fórum de cooperação econômica pôs em discussão temas como Agronegócio, Energia, Meio Ambiente e Infraestrutura, além de trazer perspectivas do ambiente de negócios nos dois países e buscar novas oportunidades de investimentos.
“Nossa parceria, já centenária, coleciona inúmeros exemplos de sucesso pautados por uma relação de confiança, respeito e convivência harmoniosa – e somos gratos aos nossos amigos japoneses por reconhecerem historicamente o potencial do Brasil”, disse Murilo em seu discurso de encerramento do evento.
Fonte: Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário