Série grandes investidores: Luiz Barsi
Luiz Barsi é um dos maiores investidores da Bolsa de Valores de São Paulo, e nem por isso leva uma vida repleta de sonhos e exageros, onde pelo contrário, trabalha em seu escritório diariamente, pega o metro como um senhor de 70 anos comum, e avalia todos os dias da semana como andam suas ações na bolsa de valores (cerca de 12 ações, um bom número segundo Benjamin Graham).Luiz Barsi é um dos investidores brasileiros mais famosos no mercado de ações, e que chama atenção pelo fato de ser um economista que conseguiu sucesso e fortuna com a regra simples de apenas comprar ações quando elas caem. Mas será que essa regra é tão simples assim?
O programa de investimentos de Barsi se faz em torno de uma renda mensal que o ele decidiu criar para sua velhice, porém, o economista não escolheu apenas planos de previdência privada, mas sim boas ações que pagam ao investidor bons dividendos. Sendo assim, Luiz Barsi bate na tecla de que é possível que qualquer um consiga garantir uma boa aposentadoria, desde que seja disciplinado e paciente, tanto para aplicar certo montante mensalmente, quanto para esperar o momento de compra de uma ação e o momento em que ela começará a dar lucros.
A história de Barsi começa ainda em sua juventude, quando um amigo tentou vender a ele um plano de previdência privada, e a partir daí Barsi se viu tentado a estudar melhor o mercado de ações e provar que ele poderia fazer investimentos muito melhores com seu dinheiro e poupar para a aposentadoria, do que simplesmente adquirir um plano de previdência privada.
Nesse momento, Barsi começou a estudar o mercado, analisar situações, comprar ações de empresas e inclusive se tornou auditor financeiro de algumas pequenas empresas, aprendendo mais ainda sobre o mercado. Nesse sentido, Barsi descobriu por conta própria que acabaria lucrando muito mais se comprasse ações baratas de empresas que pagam bons dividendos do que se investisse em fundos de previdência privada, como seu amigo havia sugerido.
Luiz Barsi ainda foi muito estudioso, onde se formou em contabilidade, direito, ciências atuariais, e é claro, economia. Hoje considerado um dos maiores investidores do país, Barsi não revela quanto valem seus investimentos, mas apenas diz que tem o suficiente para viver bem sua velhice, sendo dono de quase 15% das ações da Eternit, e ainda o maior acionista de companhias como o Banco do Brasil e Unipar, a fortuna estimada pelo mercado de 1 bilhão e meio de reais.
As principais regras de Luiz Barsi
Luiz Barsi se assemelha um pouco a Benjamin Graham quando diz que o investidor deve se apegar ao seu estudo de mercado e um pouco a Peter Lynch quando fala que é interessante não ter medo de ir contra a corrente de pensamento do mercado como um todo.
Nesse sentido, Luiz Barsi afirma que mesmo em crise, boas empresas não se tornam ruins, e que sim, é possível continuar investindo nelas mesmo que o mercado esteja em pânico vendendo todos os papéis, e é nesse cenário que se encontram boas oportunidades.
Sendo assim, Barsi foca seus esforços em empresas que possuem seus papéis desvalorizados, mas que constantemente pagam bons dividendos a seus acionistas. Nesses tipos de investimentos fica claro que o ganho do acionista existirá, e que poderá inclusive, extrapolar os ganhos de outra empresas com papéis valendo mais, mas que pagam dividendos menores.
Warren Buffet é um dos investidores no qual Luiz Barsi inclusive se espelha, onde o pensamento em logo prazo é um dos pontos comuns entre os dois. Dessa maneira, é importante destacar que tanto Warren Buffet quanto Luiz Barsi, são investidores que conseguem se manter tranquilos em momentos de crise, mesmo quanto o mercado de ações entra em pânico, uma vez que Barsi por exemplo, consegue comprar mais ações por preços baixos, não contando com a possibilidade de revenda, mas com os ganhos que a maior compra daquelas ações trarão a ele.
Nesse sentido, tanto para Buffet quanto para Barsi, é interessante que o investidor conheça bem as empresas nas quais decide investir, e que elas possuam boa situação financeira, bom planejamento, boas estratégias, e que sirvam como ótimas parceiras no longo prazo. Com esses dois investidores o grande lance da bolsa de valores não é ganhar com a compra e venda, mas ganhar com os lucros a longo prazo ao adquirir um número interessante de papéis de empresas que eles acreditam serem boas parceiras.
Reinvestir é também palavra de ordem para Luiz Barsi, e esse é um dos princípios fundamentais para conseguir realmente fazer fortuna no mercado de ações e investimentos. Dessa maneira, mais uma vez é preciso estudar, analisar e encontrar empresas que paguem bons dividendos em relação a suas ações. Sendo assim, Barsi aposta no fato de que se os dividendos valem a pena, a empresa vale o investimento, e quanto amais dividendos disponíveis, em mais empresas com bons dividendos é possível investir, diversificando a carteira, reinvestindo, e fazendo o dinheiro realmente trabalhar para você.
Saber quando vender os papéis também é importante segundo Barsi, ainda que você seja um investidor como ele, que normalmente apenas compra e pouco vende. Nesse sentido, é importante estar atendo aos fatos externos de uma empresa, e ao perceber que o cenário externo é de instabilidade, talvez seja melhor estudar e analisar novamente aquele investimento, e começar a considerar a possibilidade de deixa-lo por outro mais seguro.
Para finalizar, Barsi é um dos adeptos de uma vida frugal, assim como Warren Buffet, e vive em um simples apartamento em São Paulo, de classe média e fácil acesso ao metro que ele usa de graça por ser idoso. Sendo assim, Barsi chama a atenção ao fato de que saber economizar, poupar, investir e reinvestir, é tão importante quanto saber levar uma vida sem excessos, onde nada falta ao bilionário, mas onde não é necessária uma vida de ostentação.
Sendo assim, Luiz Barsi é um dos grandes investidores que mais poderia influenciar o pequeno e iniciante investidor brasileiro, uma vez que conseguiu fazer sua fortuna através de investimentos de longo prazo, bastante estudo de mercado, e é claro, através do conhecimento de empresas de finanças e ações confiáveis. O investidor iniciante deve se inspirar em Luiz Barsi não só pelo método de investimento, mas também pela vida frugal, onde nada falta, e também nada sobra, mas porém, existe uma boa carreira e bons resultados em relação ao mercado de ações.
Inspire-se em nossos grandes investidores e comece a poupar e a investir você também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário