sábado, 26 de novembro de 2016

As pedras do Brasil: Topázio Imperial – Minas Gerais

As pedras do Brasil: Topázio Imperial – Minas Gerais

Quem acompanha nosso blog, já conhece um pouco mais sobre as mais belas pedras preciosas brasileiras. Já falamos aqui sobre várias belezas de gemas brasileiras que tornam as joias ainda mais bonitas. No post de hoje, da série “As pedras do Brasil”, você saberá mais sobre o topázio imperial de Minas Gerais!

As características do topázio imperial de Minas Gerais

ouro-preto
O topázio imperial é uma gema de coloração ouro, amarelo dourado ou marrom claro, podendo também ser encontrada em tons alaranjados, rosa e vermelho-cereja, translúcida a transparente. Acredita-se que o topázio possui origem hidrotermal, estando relacionado ao último evento vulcânico vivenciado na terra.
Atualmente, é encontrado em escala comercial somente na cidade de Ouro Preto e municípios vizinhos (algo em torno de um perímetro de 150 quilômetros quadrados), localizados no estado de Minas Gerais. Descoberto em torno de 1760, das muitas minas existentes desde este período, onde era possível extraí-lo, hoje encontra-se ativa somente a de Capão do Lana.
A designação “imperial” é de origem russa, local onde as primeiras pedras foram encontradas durante o período czarista, porém, nesta região a extração foi exaurida. Composta por alumínio que contém flúor, sílica com ferro, titânio, cromo e vestígios de zinco, esta gema tem dureza 8. Sua raridade e beleza, fazem com que esta pedra preciosa seja bastante procurada por joalheiros de todo o mundo.

O misticismo das pedras: o topázio imperial

topazio

Como pedra mística, acredita-se que o topázio imperial previna doenças do coração, favorecendo a circulação sanguínea. Dizem que também tem poderes de harmonizar e acalmar o sistema nervoso, e é indicada para o relaxamento de tensões, perda de sono, perda de ar, bronquite, sistema digestivo, dentre outros. Em relação à psique, dizem que ela previne o sono inquieto e o sonambulismo; atua ainda positivamente sobre o mau humor e a irritabilidade.
Na meditação, o topázio imperial é visto como um portador de luz que auxilia na elevação a níveis mais altos. É símbolo dos signos de áries, touro, gêmeos, leão, escorpião e sagitário, e é regido pelos planetas Mercúrio, Júpiter e pelo sol.

O topázio imperial e as datas comemorativas

gema-topazio-imperial
Bodas de Madeira? Não, depois da oficialização de um calendário desenvolvido pelo Departamento de Gemologia do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), os cinco anos de casados são comemorados com Bodas de Topázio Imperial. Cada ano de união, agora é simbolicamente representado por uma pedra preciosa. E que tal a oportunidade para presentear seu par com uma bela joia que contenha um topázio imperial?
Esta também é uma gema símbolo das profissões de ator, comunicador, publicitário, funcionário público e vendedor. Portanto, em alguma ocasião especial (ou no dia a dia mesmo, pois vale mais surpreender!) homenageio-os com um belo anel ou um maravilhoso par de brincos que contenham esta pedra.
Dizem que as cores do topázio imperial lembram as de um pôr do sol. O que você acha? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário