sábado, 26 de novembro de 2016

As pedras preciosas do Brasil: Granada – Minas Gerais e Tocantins

As pedras preciosas do Brasil: Granada – Minas Gerais e Tocantins

O Brasil é um país rico em belezas naturais. Entretanto, suas maravilhas nem sempre ficam concentradas aqui, podendo percorrer e encantar pessoas em todo o mundo. As pedras preciosas aqui encontradas, exemplificam bem este fato. Joalherias nacionais e internacionais dedicam-se a trabalhos delicadíssimos para transformar as pedras preciosas nas mais admiráveis joias.
No post de hoje, da série “As pedras preciosas do Brasil”, você conhecerá um pouco mais sobre uma de nossas gemas: a granada. Confira!

As características da granada

granada
Granada é uma pedra preciosa cujo nome vem do latim “granatus” que significa “grão”. Essa designação foi escolhida pelo fato de ela se assemelhar à semente de uma punica granatum, mais conhecida no Brasil como romã.
Esta gema tem como coloração mais conhecida o vermelho-escuro, pela presença do manganês e do ferro em sua composição. Porém, como esta pedra tem uma grande variedade de espécies — ou seja, tem propriedades semelhantes, mas composições químicas diferentes — pode se apresentar também em tons de laranja, amarelo, verde, azul, roxo, marrom, preto, rosa e até incolor. Ela não apresenta clivagem, o que facilita muito o trabalho do lapidador. São opacas, transparentes ou semitransparentes.
No Brasil, a granada pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais e do Tocantins. Em outras partes do mundo, há centros de extração na África do Sul, Sri Lanka, Índia e Austrália.

O misticismo das pedras: granada

granada-pedra
Acredita-se que a granada, assim como outras pedras preciosas, tem efeitos terapêuticos. Sobre o corpo, ela atua no coração, direcionando os batimentos e o ritmo cardíacos. Auxilia também na pressão e circulação sanguínea.
Em relação à psiquê, a granada tem fortes poderes sobre as amizades e o matrimônio. Dizem que ela também atua sobre a criatividade, estimulando o pensamento a fugir do senso comum. Tal gema confere a quem a utiliza o poder de decisão, fidelidade e simpatia.

A granada e as datas comemorativas

joia-granada2
Ao completar 35 anos de matrimônio, um casal comemora Bodas de Granada. O simbolismo de tantos anos juntos merece ser representado por uma joia personalizada com esta pedra. Para presentear seu par, ou pessoas queridas que estão festejando esta data, que tal um belo par de brincos ou um delicado pingente? Com certeza, este momento ficará guardado para sempre, na memória e na caixinha de joias!
Agora, se você deseja presentear um dentista por sua recente formatura ou por sua brilhante carreira nesta área da saúde, um anel de granada, pedra símbolo da profissão, também será muito bem reconhecido. Afinal, que não gosta de uma joia, não é mesmo?!
Mas independente das festividades acima citadas, qualquer dia é transformado em um belo momento quando se recebe (e se oferta, por que não?!) uma joia com uma gema como a granada. Escolha seu momento especial e o torne eterno por meio de um item como este!

Nenhum comentário:

Postar um comentário