terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Topazio

Topazio


  • Topazio rosa talha oval
  • Topazio-imperial rosa talha oval de Ouro Preto no Brasil
  • Cristal de topazio sobre quartzo enfumaçado do Paquistão
  • Cristal de topazio imperial  de Ouro Preto no Brasil
  • Cristal de topazio de Ouro Preto no Brasil
  • Cristal de topazio no quartzo do Brasil
  • Topazio azul irradiado do Brasil
  • Cristal de topazio sobre quartzo de Skardu no Paquistão
  • Cristal natural de topazio azul do Brasil
  • Inclusões do tipo liquido em véu e forma de impressão
Todas as pedras de cor amarela eram ditas topazios antes que se saiba se diferenciar dos outros. Este nome provém sem duvida da Ilha de Zebirget, antiga Topazos, no mar Vermelho, onde era encontrado o peridoto até à Idade Média, ou então que ele tenha vindo do sânscrito "tapas" para o fogo.
A cor é raramente viva, de um amarelo puxando para o alaranjado mas o mais procurada é o de cor rosa alaranjado, que vem do Brasil, ele é dito "imperial" em honra ao imperador Don Pedro.
Ele é padrão de dureza 8 na escala das durezas de Mohs que vai de 1 à 10.

Local de extração

Encontrado seja em pegmatitos, seja em areas aluvionarias. A jazida de Schneckenstein (montes metaliferos em Saxônia, Alemanha) fora o mais renomado mas ele tem somente um interêsse historico. Atualmente o Brasil é o principal produtor que fornece as mais belas amostras, em particular de "topazio imperial" : a mina "imperial" de Capão se situa na região de Ouro Preto, perto de Belo Horizonte. Retira-se cada mes, em torno de 40 kg mas somente 600 g serão lapidados, seja alguns 3 000 quilates no final.
Ele é também encontrado na Escocia, na Irlanda do Norte, na Australia, na Birmânia, na China, nos Estados Unidos, no Japão (com grandes cristais incolores), em Madagascar, no México, na Namibia, na Nigéria, no Paquistão, na Russia (topazios vermelho-violaceo de Marengo na Sibéria, cristais azulados e transparentes do Oural), no Sri-Lanka e no Zimbabue.
Em 1964, um topazio azul de quase 100 kg foi encontrado na Ucrânia e a Smitnsonian Institution o conserva, lapidados, de milhares de quilates.

Utilização em joalheria

Os topazios coloridos são lapidados em degraus ou em tesoura, ou em forma oval de lapidação "portuguesa", os incolores em brilhante, os ricos em inclusões em cabochões ou em facetas.
Os que são transparentes servem em otica industrial como lentes. Em po, esta pedra muito dura serve para o polimento.
Sua clivagem facil o torna fragil na cravação que deve ser realizado com precaução.
A apelação "topazio royal" foi utilizada para safiras alaranjadas : ela é proibida em joalheria.
O Topazio azul é a pedra aniversario do 4° ano de casamento e o topazio imperial é a pedra aniversario do 23° ano de casamento.

Cuidado e precaução no cotidiano

Ele é duro…mas atenção aos choques por causa da clivagem. Limpeza com agua adicionada de liquido para louças, enxaguar com agua sem calcario depois com alcool.

Litoterapia cultural e historica

Os médicos indianos se serviam desta pedra para tonificar o coração de seus pacientes e ajudar sua circulação sanguinea. Os chineses, convencidos que ele pegava a energia do sol e transmitia assim energia e boa saude encorajando cada um a pendurar um em sua casa.
Sua cor determinaria seus poderes. O que é incolor traria a luz e favoreceria as atividades intelectuais, iluminando as idéias, ajudando à concentração e o de cor azul geraria o dialogo, a escuta dos outros, a comunicação entre as pessoas, fazendo nascer a amizade. Muitos o colocam sobre o chacra do plexo solar para desbloquear as angustias e ele agiria sobre o sistema nervoso, em caso de insônias (chacra Frontal).
O Topazio com brilho muito vivo é procurado pois ele protegeria a alegria, a felicidade, dinamisaria o corpo.
O de cor rosa regularia a circulação sanguinea e as trocas vasculares, agindo entre outros sobre o pulmão, o figado, os rins.
O verde, rarissimo teria efeitos poderosos sobre a atividade do figado.
Na Idade Média, Andreas, o bispo de Cesare dizia que muitos dos que sofrem dos olhos por causa de corrimentos podiam utilizar o topazio para secar os mesmos. Ele era a pedra de São Mateus pois lhe foi remetido um para clarear sua comunidade onde o coração estava escurecido. Segundo a baroneza Staffe (As Pedras Preciosas e as Joias, Paris 1896), ele inspira o horror do sangue e é preciso oferecer topazios aos homens dissidentes da guerra.
Suas correspondências astrologicas são o Leão e os Gêmeos para o topazio dourado e o Sagitario e o Aquario para o topazio azul.

Imitações e tratamentos

Por vêzes citrinas ou ametistas queimadas são pegas como topazio dourado ("topazios espanhõis), "topazios de Oural", "topazios brulés"(marrom)) mas os joalheiros sérios dizem de topazio unicamente a verdade.
Pode-se também queimar à 450°C. verdadeiros topazios para acentuar a coloração.
Notemos enfim que o topazio ele mesmo pode servir para imitar o diamante se ele é incolor.
São conhecidos topazios sintéticos desde 1976, os azuis. Por aquecimento ou irradiação, certos viram rosa, incolor ou azul. Certos topazios onde a cor azul era obtida por irradiação, eram radioativos e são atualmente proibidos à venda.

Pedras historicas e legendas

Na Antiguidade, chamado de "pedra de ouro", ele passava para atrair este metal e facilitar sua prospecção. Na Europa, em 1348 ele teria curado pessoas empestadas pois o Papa Clemente VI que os tinha visitado usava esta pedra montada em anel.
O Topazio mais célebre foi encontrado em 1640 na região de Ouro Preto, é a Bragança, pesando 1 680 quilates e montado na coroa de Portugal, bem que se pensava por muito tempo que se tratava de um diamante! A mina do Capão forneceu um cristal de tamanho de caneca de cerveja (50 cm de comprimento) : chamado "O monstro".
O Museu de historia natural de Nova York conserva um cristal bem formado de 300 kg, medindo 80 x 60 x 60 cm proveniente ele também de Minas Gerais. O museu de mineralogia de Florence (Italia) possui um de 150 kg. O Institut Gorny de Leningrado apresenta um enorme cristal originario do Oural (Mourzinka) e o Tesouro de Dresde detém uma bela coleção de pedras lapidadas.
E, como sempre, é o Smithsonian Institution que possui as maiores gemas lapidadas, todas tiradas do Brasil : a maior, amarela, pesa 7 725 quilates ; um azul de 3 273 quilates ; um amarelo esverdeado de 1 469 quilates.
Legendas : no século VII° antes de J.C., o rei de Lydia, Gygès, encontrara uma anel magico num dos lados de um cavalo de bronze e que carregava uma dupla montura : de um lado a imagem do sol gravada sobre um topazio, do outro a da lua gravada numa esperalda. O anel carregava sinais que, pronunciados à viva voz, tornavam invisivel. O rei Caudale tendo mostrado sua mulher inteiramente nua à seu amigo Gygèes, esta então, enfurecida, ameaçara Gygès de morte se ele não fizesse matar seu esposo. O rei de Lydia utiliza o poder se seu anel, se torna invisivel e mata seu amigo. Em troca, a rainha se tornara sua amante. Ele se apodera então do reino e funda a dinastia dos Mermades. Ele empregara seu anel em outras ocasiões o que lhe permitira de se tornar muito rico e ganhar muitas batalhas, mas o anel e as palavras magicas desapareceram e ninguém sabe onde ele se encontra, Gydès foi morto lutando contra Cimeros e os Lydios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário