A LAPIDAÇÃO COMO DIFERENCIAL
DE MARKETING PARA A JOALHERIA | |||
Como nos demais setores, a indústria joalheira tem buscado formas alternativas de diferenciar seu produto, seja para atingir novos mercados, obter uma posição de destaque nos mercados já trabalhados ou estimular o consumo.
Uma das estratégias utilizadas é o desenvolvimento de novos modelos exclusivos de lapidação como diferencial de marketing, principalmente para as jóias com diamantes, como uma alternativa aos modelos tradicionalmente empregados.Exemplos de modelos de lapidação Modelos diversos são promovidos com diferentes abordagens, como o da Tiffany & Co, denominado Lucida®, que ilustra claramente o objetivo de posicionamento da marca no mercado. Lucida é o nome que se dá à estrela mais brilhante de uma constelação, aquela que se destaca das demais. Anel solitário com modelo Lucida Modelo PrincessPlus© Comparativo entre os modelos patenteado e tradicional Modelo Lily Cut
Essas estratégias de diferenciação têm se mostrado bem sucedidas, com expressivo ganho de mercado nos últimos anos. Segundo o especialista no mercado de diamantes Chaim Even-Zohar (www.diamondinteligence.com), “as lojas de varejo que revendem diamantes com marca (branded diamonds) têm sido capazes de obter margens de lucro substancialmente mais altas com esses produtos do que com as jóias com diamantes tradicionais”.
Obviamente, esses resultados são frutos de uma promoção bem feita. Nos Estados Unidos, o líder de mercado no segmento é a empresa Hearts on fire®, que comercializa essa marca para um diamante redondo brilhante de simetria excelente. Esta empresa investiu um milhão de dólares no período de 14 a 25 de dezembro de 2005 em anúncios nas redes de televisão a cabo (Antwerp Facets News Service – AFNS).Na Índia, o mercado para jóias com diamantes de marca tem crescido mais do que o mercado com diamantes tradicionais, segundo o India Financial Times. Na Ásia, os branded diamonds são a principal aposta das empresas que pretendem abocanhar uma fatia do maior mercado emergente de consumo de produtos de luxo. Estratégias de marketing como estas encontram um nicho de mercado ainda pouco explorado no Brasil. Gemas de origem exclusivamente nacional como topázio Imperial, turmalina da Paraíba e outras mais abundantes, porém reconhecidas internacionalmente como gemas brasileiras, como citrino madeira do RGS e turmalina tricolor do Morro Redondo-MG são as candidatas ideais a promoções apoiadas nessas estratégias. Analogamente, a indústria joalheira do país poderia reforçar ainda mais sua tão buscada “identidade brasileira” com o uso de gemas nacionais em modelos de lapidação diferenciados. |
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terça-feira, 18 de abril de 2017
A LAPIDAÇÃO COMO DIFERENCIAL DE MARKETING PARA A JOALHERIA
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