Sua composição é basicamente a seguinte:
- Quartzo, um mineral incolor;
- o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores (avermelhada, rosada e creme-acinzentada);
- Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.
Características do Granito
- Rocha ígnea (formada pelo resfriamento de magma derretido);
- Alto grau de dureza;
- Cristalino;
- Coloração variada.
História do Granito
O primeiro povo a extrair e utilizar o granito foram os egípcios e, posteriormente, os romanos.No Egito, a rocha era utilizada na construção de monumentos e túmulos faraônicos já que eles se preocupavam muito com a estética.
Já na Idade Média, o granito passou a ser usado largamente nas casas e nas igrejas. Atualmente é muito utilizado na construção civil bem como para ornamentos e decoração de interiores.
Extração de Granito no Brasil
O Brasil é um dos principais produtores de granito e está entre os maiores exportadores do mundo. Cada estado brasileiro possui extração da rocha e dependendo do local, o granito varia de tonalidade.Assim, entre os tipos de granito mais valorizados do Brasil está o baiano, no qual as rochas são azuis (Azul-Bahia); enquanto em Minas Gerais são na cor lilás (Lilás-Gerais) e no estado de São Paulo, por sua vez, são verdes (verde-ubatuba).
Diferença entre o Granito e o Mármore
O granito é mais duro e resistente do que o mármore, uma vez que é composto basicamente de três minerais (mica, feldspato e quartzo), enquanto o mármore é formado por um mineral e calcita. Ademais, o granito não possui tantos veios, sendo menos poroso que o mármore.Em relação à coloração, o granito é mais mesclado e apresenta pontos pretos, enquanto o mármore possui uma cor mais uniforme.
Uma maneira de identificar se a rocha é mármore ou granito é riscando a superfície: o mármore risca, enquanto o granito - devido a sua resistência - não pode ser riscado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário