domingo, 1 de outubro de 2017

Geologia e a Mina de Dinheiro

Geologia e a Mina de Dinheiro

Minerar ou não minerar? 

A atividade de mineração busca extrair bens minerais para a sociedade. A história humana confunde-se com a história da mineração desde o começo dos tempos. A utilização de ferramentas pelo homem abriu as portas para essa atividade, devido à necessidade de transformar minérios brutos em algo útil. Assim, desde a Idade da Pedra Lascada, o que era bastante diferente dos Flintstones por sinal, a evolução social da humanidade depende da mineração. Hoje, como nunca, pois usamos uma grande diversidade de materiais, desde a areia até rochas ricas em matéria orgânica que mineramos, em alguns casos, para extração de petróleo como na fotografia abaixo.

geologia mina petroleo geology

Frente de lavra de Mina de Xisto Betuminoso em São Mateus do Sul - Paraná. O xisto é uma rocha usada para obter derivados de petróleo a partir de processos de extração do óleo por aquecimento em atmosfera sem oxigênio para combustão (Não há queima da matéria orgânica). Diversas atividades de restauração ambiental são praticadas ao redor da mina para reduzir danos ao meio-ambiente.


Recentemente, muito se discute sobre os danos da mineração no meio-ambiente. De fato, existe o dano, contudo ele não é tão ruim quanto parece e pode ser completamente eliminado. Aqui, vale lembrar que tanto a mineração, quanto as atividades que buscam eliminar o dano ao meio-ambiente trazem benefícios à sociedade, pelo aumento de empregos, busca por soluções em tecnologia, aumento da riqueza local. Tenha em mente, que a mineração é uma atividade com começo e fim. Uma mina um dia será exaurida, ou seja, não haverá mais como obter o minério de forma econômica. Portanto, os anos de bonança devem ser aproveitados para diversificar as fontes de renda e educação da população. Voltando ao meio-ambiente, no passado os danos eram muito maiores devido ao desconhecimento do que poderia acontecer e menores exigências da população quanto a isso. Hoje, programas de recuperação de áreas degradadas têm sido efetivos na redução ou completa eliminação do dano ao meio ambiente.

Além disso, é importante saber que a atividade de mineração no Brasil é regulada pelo código de mineração. Este código traz normas que devem ser seguidas pela sociedade tanto para a mineração, quanto para o garimpo e o comércio de bens minerais. Em linhas gerais o código traz os direitos sobre as substâncias minerais ou fósseis, encontradas na superfície ou no interior da terra, formando os recursos minerais do País. Hoje, 2015, há uma ampla discussão sobre mudanças no código de mineração que busca reformar as normas do código anterior editadas em 1967, de forma a incluir questões sobre direitos e deveres da Sociedade e do Estado. Na prática a nova proposta tira o mérito da pesquisa e do investimento realizados pela sociedade e suas instituições, em favor do controle do Estado. 

Questões políticas a parte, a atividade de mineração a fim de recuperar a maior quantidade de dinheiro possível deve pensar nas melhores práticas para extração do bem mineral, buscando uma produtividade não predatória (usar o boi inteiro, não apenas o filet mignon) e reduzir o impacto ambiental ao máximo. Assim, teremos uma mina que será com certeza uma boa mina por bastante tempo. Funciona como nosso salário de cada mês. Devemos estudar e entender nossos gastos ao máximo, evitando desperdícios, avaliando qualidade e preço, para que o orçamento mensal seja suficiente para as necessidades, lazer e poupança. A poupança será útil para investimento em inovação, com práticas modernas, tecnologia e novas áreas de extração - lembrem que uma jazida mineral acaba, pois um boi não dura para sempre. Nesse ponto a Geologia e a engenharia de minas são muito importantes, pois são essas disciplinas que permitirão a descoberta de novas áreas, o melhor aproveitamento de áreas em produção, novas técnicas de extração e redução no passivo ambiental

geologia mina ouro geology

Mina da Passagem em Mariana, Minas Gerais. As galerias na imagem são por onde os carros carregados com pedações de rocha com ouro passavam para serem processados e o ouro removido. Hoje, essa mina é uma atração turística. As galerias mais profundas foram abandonadas e estão cheias de água. Foto disponibilizada por Clurichaun
Fonte: Geologo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário