domingo, 1 de outubro de 2017

Petróleo, onde fica?

Petróleo, onde fica?

Uma das perguntas mais comuns é: Onde fica o petróleo?

Pessoas de diferentes classes sociais e níveis de escolaridade já me fizeram essa pergunta. Na imaginação popular o petróleo e o gás ficam guardados em tanques nas profundezas da terra, algo similar a piscinas ou tanques cheios de óleo a espera da primeira empresa capacitada a tirá-los de lá. 

Na realidade não é bem assim. Não é impossível pensar em uma caverna cheia de petróleo, mas até hoje, coisas assim são muito raras. Uma ideia bem melhor é a esponja de lavar louças da cozinha. Ao olharmos a esponja bem de perto, nós podemos ver que a esponja é feita de um material amarelo com vários buraquinhos ou poros. São esses poros que permitem que a esponja acumule água e sabão para lavarmos a louça. 

Com o petróleo é a mesma coisa, mas ao invés de uma esponja feita de plástico, existe algo parecido com a esponja, que é a Rocha. Ah, mas nem toda rocha parece uma esponja, pois muitas não têm poros e noutras esses poros não estão ligados entre si ou conectados. Portanto, apenas algumas rochas especiais cheias de poros conectados podem acumular petróleo. A mesma explicação vale para o gás e para a água. Essas três substâncias (petróleo, gás e água) em geral estão juntas no que os geólogos chamam de reservatório de petróleo

 petroleo gas rocha geologia

A fotografia acima é uma imagem  obtida por microscópio de um arenito no Estado do Paraná - Formação Ponta Grossa. As áreas azuis são os poros onde tanto o petróleo, o gás e a água ficam guardados. Os grãos brancos são grãos de minerais (quartzo e feldspato) como os que achamos nas areias das praias ou dos rios. Existem outros grãos como um que parece um tapete no meio da foto, mas a explicação sobre eles fica para outra aula. A imagem tem 1 centímetro de largura, percebam que é ela mostra coisas bem pequenas.

As rochas são compostas por grãos e cristais de minerais e podem ter diversas origens como vulcões ou sedimentos. Um bom exemplo de sedimentos com poros que podem dar origem a uma rocha sedimentar é a areia da praia após um dia quente e seco. Podemos observar que ficam vários pedaços de areia quebrados quando pisamos. Esses pedaços também são um ótimo exemplo para explicar como se parece um reservatório de petróleo. No Brasil, muitos reservatórios de petróleo, gás e água (aquíferos) estão em rochas sedimentares que são parecidas com areia de praia. Embora, elas não tenham sido formadas do mesmo jeito. 

Para finalizar. Um bom lugar para visitar e ficar, realmente, dentro de um reservatório de petróleo fica no Estado de São Paulo, no Município de Anhembi. Lá existe um arenito (foto abaixo) com um padrão zebrado, onde as listras pretas são o petróleo armazenado e as listras brancas representam áreas sem poros e por isso sem petróleo. Esse arenito é um arenito asfáltico foi muito usado para extrair óleo para produção de asfalto no passado. As partes mais nobres do petróleo foram perdidas devido a exposição da rocha a atmosfera.
arenito tar sand anhembi

Como informado por Matheus de Almeida Garcia e outros em 2011 na Revista Brasileira de Geociências. O acesso à área pode ser feito, a partir da cidade de Piracicaba, através da Rodovia SP-147, em direção ao município de Anhembi. A cerca de 50 km de Piracicaba se pega uma estrada de terra na margem sul-sudeste da rodovia, seguindo cerca de 4 km em direção a antiga Fazenda Moquém. 
Tal localidade encontra-se no sítio de propriedade do Sr. Agostinho Gonçalves (Fazenda Betumita), portanto peçam autorização para visitar caso queiram visitar.

Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário