Qual o motivo de uma ciência tão importante para a civilização humana ser tão desconhecida por grande parte da população?
Bom. O nome não ajuda muito. Claro, o nome é suficiente para definir o objetivo da ciência, o apresenta de forma clara e concisa (ser claro e conciso são pontos muito importantes para a ciência). Da língua grega: geo significa terra (aquilo onde pisamos) e logos significa estudo. Daí, nós temos a Geologia como a Ciência que estuda a terra.
Assim, nós temos um termo um bocado simples, o cientista especializado em Geologia - Geólogo -vai estudar a terra. Será apenas isso? Vamos entender que não. A terra em seu sentido amplo inclui diversas coisas que são fundamentais para a nossa vida. Cabe ao Geólogo encontrar e detalhar bens minerais e suas composições, incluindo ouro, prata, petróleo, ferro, diamantes, alumínio e várias outras coisas muito legais. O serviço do Geólogo também auxilia em muito a preparação da terra (rochas e solo) para grandes obras de infraestrutura como estradas, fundações e estruturas como represas.
Para isso, o Geólogo precisa ter bastante conhecimento sobre química, física, biologia, matemática e uma imaginação bastante fértil e muita coragem. Em alguns momentos o Geólogo tem que assumir suas interpretações com muitas informações, mas que podem ser incompletas para contar toda a história daquele pedacinho de chão que ele está estudando.
Minha intenção é trazer a geologia mais perto da sociedade, como destaco como missão desse espaço. Para isso, nos próximos tópicos, trarei informações ligadas a vida diária de todos em assuntos de interesse comum, os quais muitas vezes, não são totalmente compreendidos por pessoas não especialistas em Geologia.
Ao fundo uma montanha - para o geólogo é um prato cheio de dúvidas e descobertas, a qual ele pode chamar de afloramento rochoso ou seção geológica ou ainda coluna estratigráfica, de acordo com o que ele precisa colocar no seu relatório de trabalho.
Fonte: Geologo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário