sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

CPRM contrata empresa para realizar estudos de viabilidade econômica do projeto carvão de Candiota

CPRM contrata empresa para realizar estudos de viabilidade econômica do projeto carvão de Candiota


Foi publicado na segunda-feira, dia 18, no Diário Oficial da União (DOU) a contratação pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de empresa para elaboração de avaliação econômica de depósitos minerais de carvão de Candiota no Rio Grande do Sul. É uma etapa do processo de licitação de áreas pela CPRM inseridas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Governo Federal, que busca a retomada dos investimentos no setor mineral por meio de parcerias com o setor privado. A CPRM está valorando as suas principais áreas na região de Candiota com objetivo de licitá-las em 2018.
A empresa de prestação de serviços técnicos especializados contratada por meio de licitação pública foi a SAGA – Consultoria e Serviços de Engenharia. Conforme o contrato no valor de R$146,7 mil, assinado no dia 8, a empresa tem 50 dias para apresentar os resultados do estudo.
Candiota é a maior mina de carvão do Brasil. O ativo de carvão de Candiota, localizado no Sudoeste do Rio Grande do Sul, conta com 17 direitos minerários, cobrindo cinco depósitos principais, totalizando quase 28 mil hectares. No total, 90% do carvão mineral do BR está no RS.
Além do carvão de Candiota, outras três áreas de depósitos minerais serão avaliadas: Fosfato de Miriri (PE-PB); Cobre de Bom Jardim (GO) e Zinco de Palmeirópolis (TO). Todos os projetos que irão a leilão possuem relatórios finais de pesquisa aprovados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), encontram-se em estágio de exploração intermediário a avançado e apresentam infraestrutura local, incluindo facilidades de transporte (rodovias, ferrovias e/ou portos), água, energia e mão de obra qualificada.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Serviço Geológico do Brasil – CPRM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário