sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Embarque de minério de ferro para China ultrapassa 1 Bi de toneladas em 2017

Embarque de minério de ferro para China ultrapassa 1 Bi de toneladas em 2017

As importações chinesas de minério de ferro caíram 11% em dezembro em relação ao mês anterior, mas os embarques em todo o ano apresentaram alta, mostram os dados aduaneiros divulgados nesta sexta-feira (12), uma vez que o maior consumidor mundial comprou mais matérias-primas importadas para acelerar a produção de aço.   
  • 12 Janeiro 2018 
Embarque de minério de ferro para China ultrapassa 1 Bi de toneladas em 2017


Em dezembro, os portos chineses receberam cerca de 84,3 milhões de toneladas, bem abaixo das 94,54 milhões de toneladas registradas em novembro, de acordo com os cálculos da agência Reuters, com base em dados anuais da Administração Geral de Alfândega.
As remessas de ano inteiro aumentaram 5% e atingiram o volume recorde de 1,075 bilhão de toneladas, superando 1 bilhão de toneladas pelo segundo ano.
As usinas siderúrgicas chinesas aumentaram a produção devido a uma forte recuperação nos preços do aço que levou os lucros ao mais alto nível das duas últimas décadas. "O aumento anual de 5% está dentro de nossas expectativas", disse Wang Di, analista da CRU em Pequim.
"As grandes minas expandiram sua produção e embarques, enquanto a repressão da China contra fornos ilegais que utilizam sucata para produção, no primeiro semestre, estimulou a demanda por minério de ferro importado. O apetite das usinas chinesas pelo minério de ferro importado continua forte", diz ele.
A demanda por minério de ferro importado de maior qualidade, principalmente da Austrália e do Brasil, foi parcialmente impulsionada pela campanha para reduzir a poluição atmosférica na China.
Os preços do aço chinês quase triplicaram em comparação aos valores registrados no final de 2015. Os preços subiram 46% no ano passado, enquanto que os preços do minério de ferro vendidos para a China subiram 16%.
A demanda de minério de ferro e a produção de aço deverão chegar a 1,12 bilhão de toneladas em 2018 e 838 milhões de toneladas, respectivamente, disse o Instituto de Planejamento e Pesquisa da Indústria Metalúrgica da China no mês passado.
A Austrália informou na segunda-feira que espera que os preços do minério de ferro tenham média de US$ 51,50 a tonelada FOB neste ano, abaixo de 20% em relação a 2017, devido ao aumento da oferta global e à demanda moderadora do principal importador da China, à medida que seu setor de aço diminui. As informações são da Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário