domingo, 27 de maio de 2018

Composição do Ouro

Composição do Ouro


O que é o quilate?
O quilate é a medida de pureza do metal, é a razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, multiplicada por 24. As ligas adicionadas ao ouro, os restantes 20%, são cobre e prata, o resultado dessa mistura é o ouro de tonalidade amarela.
Porque se mistura o ouro com outros metais?
O ouro puro é bastante macio e flexível, para o uso pessoal em pulseiras ou anéis, não seria resistente aos movimentos do dia-a-dia, pelo que um simples aperto de mão poderia danificar a peça. Quanto menor é a dureza do mineral, mais facilmente este é danificado por outros elementos. Se o ouro fino ou ouro de 24 quilates fosse utilizado diretamente na confecção de jóias, as peças perderiam a sua forma ao menor impacto. Para as jóias serem concebidas com durabilidade, é então necessário adicionar ao ouro um metal mais duro e resistente: o cobre, a prata, o zinco, o paládio e o níquel.
O que é ouro de 18 quilates ou Ouro de 750?
Por cada 24 quilates de metal a ser manuseado usam-se 18 partes de ouro puro, 3 partes de liga prata e 3 partes cobre, fundindo-as: dessa mistura resulta o ouro próprio para joalharia.
Este também é conhecido com ouro 750, pois em cada 1000 gramas de peças trabalhadas 75 % é ouro puro e 25% são ligas metálicas, como por exemplo: cobre e prata.

EXEMPLO 75% ouro puro 24k + 25% de ligas metálicas = ouro 18k 750 (bom para jóias).

A dureza do ouro "ligado" (misturado com outros metais), varia em função do teor da liga.
Ao manusearmos lâminas de ouro da mesma espessura, com os mesmos metais na liga, fundidas nos teores, 19,2 k, 18k, 14k etc., nota-se que o aumento da resistência é proporcional ao aumento da percentagem de outros metais na liga. O ouro de 9k é mais resistente do que o ouro de 18k ou 19,2k. O ouro puro (24k) será o que apresenta maior flexibilidade mas menos dureza.
Fonte: DNPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário