Diamantes que possuem uma cor leitosa
Há uma série de diferentes fatores a se considerar quando se trata de comprar diamantes. Os principais fatores procurados por compradores são a qualidade da cor, corte, claridade e quilate do diamante. Você também pode adicionar opacidade à lista. No entanto, quando se trata da opacidade presente em um diamante, isso pode ser tanto uma coisa boa como uma coisa muito ruim.
Diamantes com opacidade podem ser considerados tesouros raros ou falhas inaceitáveis (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Diamante branco
Diamantes brancos possuem um leitoso tom de neve. De acordo com Diamond Source, nos Estados Unidos, eles "contêm uma alta concentração de inclusões submicroscópicas que dispersam a luz", o que causa a cor leitosa em seu interior.
Embora essas pedras não brilhem e cintilem como um diamante branco "incolor", elas ainda podem ser muito bonitas. Devido à sua raridade, esses diamantes podem ser muito caros. Neles, a opacidade é considerada um aspecto valioso.
Diamantes opalescentes
Diamantes opalescentes possuem uma cor leitosa e são semelhantes aos brancos. Como nos diamantes brancos, a opacidade é o que os torna raros, mas estes não são apenas brancos.
A forma como a luz atinge a pedra faz com que diferentes tons de cores, como rosas, amarelos e azuis sejam vistos nela. Embora muito raros e muitas vezes caros, estes diamantes não são o mesmo que os coloridos que possuem um preço ainda mais caro.
Forte fluorescência
Um diamante com uma forte fluorescência também pode ter sua cor parecendo nublada ou leitosa. Sob luz ultravioleta, ele naturalmente irá brilhar com tons de azul ou amarelo. Quanto mais forte for a sua fluorescência, mais leitoso ele irá parecer.
Apesar de um diamante com fluorescência forte não ser necessariamente ideal, eles ainda podem ser muito bonitos e, a olho nu, a opacidade não é aparente.
Má qualidade
Existem diamantes que apresentam uma cor leitosa porque não são de boa qualidade. Se você olhar diretamente para o centro da pedra, ela deve atuar como um espelho e você deve ver um reflexo da área atrás de você.
Se você olhar para o centro de um diamante de má qualidade, não verá nenhum reflexo, mas um centro escuro, leitoso de cor cinza ou, às vezes, uma cor amarela suja. Eles tipicamente terão cores, corte e claridade ruins e não serão considerados ideais.
Fonte: DNPM/CPRM
Nenhum comentário:
Postar um comentário