domingo, 27 de maio de 2018

O valor de diamantes de classe comercial

O valor de diamantes de classe comercial


Ao escolher um diamante há várias considerações que devem ser levadas em conta. A maioria das pedras que encontradas em lojas locais são diamantes de classe comercial, que compõem uma grande fatia do mercado de diamantes. Esses produtos estão classificados por sua claridade, cor, corte e quilate e geralmente são muito mais acessíveis do que os de classes não-comerciais, que pontuam mais alto em todas as categorias.
Diamantes são classificados por sua claridade, cor, corte e quilate (diamond image by sumos from Fotolia.com)

Diamantes da classe comercial

Pedras de classe comercial são mais acessíveis, mas são inferiores em qualidade. De acordo com a Diamond Cutters Internacional, a distribuição de diamantes comerciais comparada a não-comerciais em 2008 foi de 49 para 1. O valor médio de revenda de uma pedra de classe comercial é 19,7% do preço original pago. Diamantes da classe comercial são primeiramente classificados quanto a clareza e cor.

Clareza

A clareza de um diamante é medida em inclusões, rachaduras e detritos encontrados em uma pedra. Os que não possuem falhas são a categoria mais elevada e não possuem defeitos no interior ou na superfície. As próximas categorias mais altas são "VVS" -- very, very, slightly imperfect (muito, muito, ligeiramente imperfeito) -- e "VS" -- very slightly imperfect (muito ligeiramente imperfeito). Diamantes de classe comercial situam-se nas próximas duas categorias -- "SI", small inclusions (pequenas inclusões), e "I", imperfect (imperfeito). "I" está no fundo da escala clareza. Diamantes com clareza "SI" e "I" são muito mais baratos do que os de categoria mais elevada.

Cor

Diamantes vêm em uma variedade de cores, mas os mais populares estão na faixa branca. O Instituto Gemológico da América divide as pedras em uma escala de "D" (incolor) a "Z" (coloração amarela). Diamantes incolores, nas categorias "D", "E" e "F", custam mais caro e possuem os mais altos níveis de cor. Os da classe comercial situam-se nas categorias de quase incolor a amarelo fraco.

Corte

O corte de um diamante se refere às proporções do corpo frente ao formato. Os mais caros e procurados são cortados e polidos de modo a permitir a entrada de máxima quantidade de luz, reflexão e dispersão de volta através de sua superfície. Se a pedra é cortada de modo muito raso ou muito fundo, a luz não reflete corretamente e a pedra não apresenta tanta vibração.

Quilate

O quilate de um diamante é o seu peso. Quanto maior o quilate, mais caro é o diamante. Um quilate de diamante é 100 pontos. Portanto, 1/2 quilate seria 50 pontos. Dois diamantes podem ser do mesmo quilate, mas ter preços diferentes, devido ao grau de corte, cor e clareza.

Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário