domingo, 10 de junho de 2018

Esmeralda

Esmeralda

Esmeralda - Al2Be3(Si6O18)
A palavra esmeralda deriva do termo grego smaragdos, que significa "pedra verde"; é um berilo que deve a sua cor à presença de pequenas quantidades de crómio ou vanádio na sua composição. A esmeralda está associada a rochas plutónicas ou metamórficas e encontra-se em pequenos filões ou em paredes de cavidades rochosas. Não é habitual encontrar cristais de esmeralda totalmente transparentes, pois aparecem quase sempre turvos devido a inclusões que, longe de desmerecerem a qualidade da gema, são consideradas uma prova da sua autenticidade.
Desde a antiguidade: Entre as esmeraldas mais antigas que se conhecem destacam-se as provenientes das minas de Cleópatra, que foram as jazidas mais importantes donde foram extraídas as gemas usadas na joalharia da Antiguidade. Desde então, são muitas as esmeraldas que ficaram na história com nome próprio, como a Kakovin, com cerca de 2.220 quilates. Hoje em dia, as jazidas mais valiosas de esmeraldas encontram-se na Colômbia, onde os índios consideravam esta gema uma pedra sagrada. Nas famosas minas de Chivor e Muzo foram encontradas as melhores esmeraldas do mundo. Em tempos passados, a esmeralda costumava ser utilizada em bruto, isto é,  em sem talhada, mas mais tarde, e devido à sua sensibilidade às pancadas, desenvolveu-se para esta pedra uma talha especial em degraus chamada "talha esmeralda", que elimina todos os ângulos agudos e conserva praticamente a totalidade da pedra em bruto.
A pedra da esperança: A esmeralda simboliza a esperança, a vitalidade cósmica, o despertar da natureza na Primavera e a fertilidade. Também é considerada um poderoso talismã, capaz de devolver a visão e proteger das mordeduras de serpente.
Classe:  Silicatos (Ciclossilicatos)
Sistema:  Hexagonal
Cristal:  
Dureza:  7,5-8
Fractura:  Concoidal
Descamação:  Imperfeita
Brilho:  Vítreo
Traço:  Branco
Onde se encontra:  As esmeraldas mais apreciadas do mundo provêm das jazidas situadas a norte de Bogotá, na Colômbia, Madagáscar, Brasil, Afeganistão, Rússia, Austrália e África do Sul.


Fonte: DNPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário