domingo, 10 de junho de 2018

Perfil do trader de sucesso

Perfil do trader de sucesso

Operar na bolsa é como qualquer outra tarefa na vida. Precisamos amar o que fazemos, se preparando e se aprimorando continuamente. Precisamos executar, analisar, corrigir e executar novamente, buscar ser o melhor possível.
Quais são as virtudes de uma pessoa bem sucedida? Seja ela quem for, um parente, um executivo, um atleta ou um músico, um trader de sucesso precisa ter um perfil similar. As principais virtudes de um trader de sucesso são: confiança, prudência, disciplina, paciência, simplicidade e humildade. O trader confiante acredita em seu sucesso. Ele precisa ter confiança de que as probabilidades do mercado estão a seu favor. Ele mantém, contudo, sua confiança num nível saudável, evitando excesso de confiança com uma dose saudável de humildade. Um trader de sucesso também precisa tomar decisões e ações prudentes para evitar os perigos e aumentar suas chances de sucesso no longo prazo. Adiciona-se a essas qualidades a disciplina. Talvez disciplina seja a virtude mais importante para um trader de sucesso. Depois de dominar a matemática e a psicologia, operar no mercado se torna um exercício em acreditar, pensar e executar na mesma maneira. Isso requer bastante disciplina em todos os aspectos operacionais.

Aplicar o dinheiro que não se pode perder

A maioria dos operadores tem uma pequena compreensão a respeito da matemática do mercado ou da gestão de risco de capital. Eles arriscam muito, acima de suas possibilidades, o que aumenta bastante as chances de perderem o dinheiro que não poderiam arriscar.
Assim, alguns operadores deixam o mercado antes mesmo de terem a oportunidade de aprender. Colocam em risco muito mais do que poderiam e acabam por comprometer, mais do que a sua conta bancária, mas a sua própria integridade psicológica. 
Seria importante que os traders pudessem começar a operar, destinando uma quantidade de capital que não comprometesse a sua vida econômica diária.
Vale lembrar que operar no mercado financeiro tem um custo associado e inerente a própria atividade, como a corretagem e o processo de aprendizagem inicial. Colocar em risco capital que não se pode perder é um dos caminhos mais rápidos para se machucar profundamente.

Confiança

Não existe certeza no mercado financeiro. Este é um ambiente de probabilidade. Este é um ambiente hostil onde o investidor precisa acreditar em seu potencial. 
O trader confiante acredita em seu sucesso. Ele precisa ter confiança de que as probabilidades estão a seu favor. Ele precisa ter confiança na sua leitura do gráfico, no seu gerenciamento de risco, na viabilidade do seu trade system no longo prazo, e na sua capacidade de executar o trade system. 
Ele mantém sua confiança num nível saudável, evitando excesso de confiança com uma dose saudável de humildade.

Prudência

Depois de aprender sobre a matemática do mercado, o trader tem as ferramentas necessárias para identificar condições favoráveis ou desfavoráveis. Ele precisa tomar decisões e ações prudentes para evitar os perigos e aumentar suas chances de sucesso no longo prazo.

Disciplina

Talvez disciplina seja a virtude mais importante para um trader de sucesso. O mercado é um ambiente caótico. Para ganhar, o trader precisa ter uma perspectiva sólida e consistente. Depois de dominar a matemática e a psicologia, operar no mercado se torna um exercício em acreditar, pensar e executar na mesma maneira, sempre. Isso requer bastante disciplina em todos os aspectos operacionais.

Paciência

Um trader de sucesso encontra seu equilíbrio entre a matemática do mercado e seu próprio comportamento, sua personalidade (razão x intuição); o equilíbrio entre julgamento e percepção. Vamos pensar na primeira dicotomia psicológica e comparar pessoas extrovertidas e introvertidas (impulso x cautela). 
Os extrovertidos podem ser um pouco mais impulsivos e menos cautelosos. Matematicamente, o mercado oferece muito mais perigo do que segurança. Então, uma pessoa extrovertida pode encontrar dificuldade em esperar, ter a paciência necessária para aguardar a condição técnica favorável, e despender o tempo e a energia necessários para medir as condições técnicas do mercado. A preferência pela comunicação verbal dos extrovertidos interfere na necessidade de estudar o passado para melhor compreender o futuro. O fato de uma pessoa extrovertida necessitar constantemente das interações sociais, pode ser que ela seja influenciada por várias pessoas. No mercado financeiro é importante que cada um tenha seu próprio plano para alcançar êxito no longo prazo. 
Os introvertidos, por outro lado são mais cautelosos, mas às vezes essa cautela pode ser excessiva. Quando uma boa oportunidade se apresenta, eles podem assumir uma tendência esperar, e não entrar naquele trade por julgar que precisam de um pouco mais de informação. Não têm o impulso necessário para executar o trade. E, para a elaboração de um modelo matemático fiel no longo prazo, TODOS os trades apresentados pelo trade system precisam ser executados. Sua preferência pelas atividades individuais representam uma vantagem, pois é mais natural para os introvertidos analisar, documentar por escrito suas operações, observar sentimentos, e as lições aprendidas. Criar e seguir seu próprio plano não é uma grande questão para os introvertidos, o que é uma vantagem, desde que o plano respeite a matemática do mercado. 
As combinações de personalidade são amplas. Uma pessoa extrovertida, por exemplo, pode interagir facilmente dentro de uma comunidade de traders ou investidores, estar exposta a várias estratégias ou ideias lucrativas. Não se deixar influenciar decisivamente pelos outros, ter autonomia, seu próprio trade system, e incorporar a disciplina de escrever um pouco mais o que está acontecendo em relação a seus planos, objetivos e trades, todos os dias, seria o perfil ideal traçado para os extrovertidos. 
Uma pessoa introvertida também pode se beneficiar ao entrar em uma comunidade de traders ou investidores; precisando apenas evitar a cautela em excesso quando existe uma oportunidade boa. Não terá problemas em escrever seus planos e objetivos, seu diário, nem em ter seu próprio trade system. Melhor ainda se for baseado em expectativa positiva. O objetivo principal é o mesmo para todos: encontrar o equilíbrio entre essas duas classificações. 
Já sabemos que nossos resultados no longo prazo são diretamente proporcionais às nossas habilidades matemáticas e psicológicas. O fundamental é buscar o equilíbrio entre essas extremidades que relacionam as dicotomias de personalidades. Quais seriam as características importantes para alcançar um equilíbrio perfeito em nossas operações.

Equilíbrio psicológico

O equilíbrio psicológico perfeito do trader deve incluir os seguintes aspectos: 
  • Respeito ao risco e ao preço (cautela);
  • Coragem suficiente de executar o trade quando ele se apresenta;
  • Planos, objetivos, sistemas e operações por escrito;
  • Ajuda e informação pertinente de pessoas qualificadas;
  • Autonomia no desenvolvimento e execução do seu trade system;
  • Seguir a razão do mercado, desprezando o “achômetro”;
  • Procurar informações pertinentes apenas para alimentar o trade system;
  • Evitar informações intuitivas (notícias, blogs, fóruns);
  • Estar atento às condições macroscópicas;
  • Considerar somente os detalhes pertinentes;
  • Planejar seus trades com base em fundamentos sólidos da matemática e psicologia do mercado;
  • Controlar seu próprio comportamento sem tentar controlar o mercado;
  • Criar um sistema simples para que consiga se isolar do caos do mercado;
  • Aceitar surpresas como algo natural;
  • Ser rígido na execução de seu trade system, sem espaço para impulso ou indecisão;
  • Desenvolver somente crenças saudáveis que respeitem a razão do mercado.

Analise a si mesmo, identificando os seus traços de personalidade, suas próprias características. Verificando se ela oferece vantagens ou desvantagens, e de que forma você pode melhorar.

Fonte: ADVFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário