domingo, 1 de julho de 2018

Actinolite

Actinolite

Actinolite - Ca2(Mg,Fe2+)5[Si8O22(OH)2]
A actinolite é um silicato de cálcio, magnésio e ferro de interesse industrial e da qual se extraem diversos minerais fibrosos usados como isolantes, actualmente proibidos por serem potencialmente cancerígenos.É um mineral muito comum nalgumas rochas metamórficas de grau baixo e médio. O seu nome deriva do grego aktinos, que significa "raio", e faz referência ao seu aspecto fibroso.
Fibras e cristais: A actinolite apresenta diferentes formas, a mais frequente das quais é em massas fibrosas. os cristais bem formados costumam ser prismáticos, com cores que variam entre o verde-claro e o escuro, quase preto, em função do conteúdo de ferro. Alguns muito puros são completamente brancos. Uma das variedades mais procuradas de actinolite é a nefrite, que se forma quando os cristais têm tamanhos microscópios, sendo praticamente amorfa. A nefrite é um dos minerais que em gemologia são conhecidos como jade. De facto, à primeira vista pode confundir-se com jadeíte, ou jade verdadeiro, que é um mineral química e estruturalmente diferente. Os agregados de actinolite em fibras mais finas, quase ténues, constituem uma variedade chamada bissolite.
Confunde-se com...: Os cristais melhor formados confundem-se com a hornblenda, embora esta não costume ter as cores esverdeadas da actinolite. As massas fibrosas e as que formam jade confundem-se com a serpentina,  sendo o principal critério de identificação a dureza, pois a serpentina é mais mole (dureza 3-4).
Série do grupo da actinolite: 
Classe:  Sulfuretos
Sistema:  Monoclínico
Cristal:  
Dureza:  2-2,5
Fractura:  Subconcoidal
Descamação:  Ausente
Brilho:  Metálico
Traço:  Cinzento de chumbo
Onde se encontra:  México (Guanajuato), Noruega (Kongsberg), Canadá (Ontário), EUA, Alemanha, Peru e Marrocos.

Fonte: DNPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário