quinta-feira, 5 de julho de 2018

Por que Rússia está comprando ouro a ritmo recorde?


Por que Rússia está comprando ouro a ritmo recorde?

Entre janeiro e setembro de 2017 o Banco Central russo comprou 4,2 milhões de onças troy de ouro por um total de mais de cinco bilhões de dólares (R$ 15,7 bilhões). Ao mesmo tempo, o preço do ouro aumentou 10% desde o início de ano.
De acordo com especialistas, a compra de metais preciosos é uma estratégia no caso de os EUA porem em ação sanções mais duras contra a Rússia. Ao contrário dos ativos em contas bancárias, as barras de ouro não podem ser confiscadas.
Dólar norte-americano
© FLICKR.COM/ IMAGES MONEY
China, Venezuela… Quem se afirma mais? Hegemonia do dólar pode estar com dias contados
O aumento das reservas de ouro se intensificou também no âmbito das possíveis mudanças no mercado de petróleo, indicadas pela China. Como resultado, o ouro pode adquirir um novo papel em operações comerciais.
Anteriormente, a mídia informou que Pequim está pronta para lançar contratos de futuros de petróleo em iuanes com possível conversão em ouro.
Tomando em conta que a China é o maior importador de petróleo do mundo, os contratos de futuros em iuanes têm todas as chances de se tornar o novo padrão no mercado. É de assinalar que atualmente apenas contratos de petróleo WTI e petróleo Brent são negociados no mercado de futuros mundiais e ambos são denominados em dólares.
Moedas e notas de yuan chinês em torno de um dólar norte-americano
© AP PHOTO / EYEPRESS, FILE
Segundo o VestiFinance, o novo contrato de futuros em iuanes permitirá aos exportadores, como a Rússia e o Irã, não usar o dólar e, se for necessário, evitar sanções. Os compradores poderão converter o iuane em ouro nas bolsas de Hong Kong e Xangai, que impulsionará o deslocamento do comércio para a Ásia.
Mais anteriormente, a Turquia e o Irã declararam ter decidido abandonar uso de dólar e realizar pagamentos recíprocos em moedas nacionais. Venezuela é mais um país que apoia a iniciativa em questão.
Fonte: Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário