Five Star encontra mais 2 chaminés de diamantes
A Five Star Diamonds, que tem no Brasil a subsidiária Five Star Mineração, disse que a mineradora identificou 10 alvos no projeto de diamantes Veríssimo, em Goiás, sendo que dois deles são, comprovadamente, chaminés de kimberlito, diz comunicado divulgado na semana passada.
"As chaminés de kimberlito V1 e V2 passaram por amostragem pela Five Star Diamonds sendo que as amostras foram processadas na planta piloto do projeto Catalão", diz a nota. A amostragem em lote mostrou que a chaminé V1 hospeda diamantes. Os diamantes recuperados nessa chaminé são brancos e de alta qualidade, segundo a mineradora. "Um único furo adamantado foi concluído em cada uma das chaminés de kimberlito V1 e V2. Amostras foram coletadas e preparadas para análise de fusão cáustica e contagem de microdiamantes", afirma o comunicado.
A companhia diz ainda que campanhas de sondagem a trado e amostragem de indicadores de kimberlito, do tipo MiDA, vão começar nos próximos meses nos alvos V3 a V10. O projeto Veríssimo foi descoberto em 2005 e adquirido pela pela Five Star Diamonds em 2015. O empreendimento fica no sudeste de Goiás, a cerca de 80 quilômetros do projeto de diamantes Catalão, da Five Star Diamonds. O projeto é composto por sete processos junto ao DNPM que cobrem 12.403 hectares.
Essas áreas ficam próximas de famosas regiões produtoras de diamantes no rio Veríssimo, de onde são retirados diamantes há mais de 100 anos. "Em 1906, um diamante bruto de 600 ct chamado 'Verissimo Diamond' foi encontrado perto do rio Veríssimo", diz a Five Star na nota .
Até o momento, a mineradora realizou no projeto Veríssimo levantamento de superfície com uso de drones; levantamento magnético de superfície em área de 25 por 25 metros, onde ficam os alvos; uma campanha simplificada de sondagem adamantada, com 2 furos e 251 metros, em V1 e V2; e amostragem em lote simplificada para V1 e V2.
Fonte: Mineral
Fonte: Mineral
Nenhum comentário:
Postar um comentário