terça-feira, 27 de novembro de 2018

S&P 500 Testa Importante Suporte

S&P 500 Testa Importante Suporte 5 horas atrás (27.11.2018 12:11)

Tem-se aumentado os rumores sobre um possível esgotamento (e até mesmo uma reversão) do movimento altista da economia norte-americana, o qual teve início a partir do fim da crise de 2008. Contrariamente, há aqueles também que destacam a solidez da tendência de alta.
Rumores e previsões não passam de ruídos que, momentaneamente, podem mover o mercado para alguma direção. No entanto, no longo prazo, a direção do movimento é o fiel retrato dos fundamentos econômicos.
No campo técnico (que é onde apenas devemos nos ater), é possível notar que o S&P 500, importante índice econômico dos EUA, está, desde o início de outubro de 2018, em uma clara correção de sua acentuada ascensão.
É importante destacar que um movimento de correção pode aparentar e, de fato, ser uma correção (pullback). Mas, da mesma forma, pode aparentar e não ser uma correção, cenário que se tem início de uma tendência contrária. Isso porque toda tendência foi, um dia, apenas uma correção de uma outra anterior, mas que, pela proporção, deixou de ser apenas um pullback para ser classificada como “nova tendência”.
Nesse sentido, há cerca de um mês, o S&P 500 encontra-se em uma região de importante suporte, localizado no patamar aproximado entre 2600 a 2650 pontos, o que é claramente visualizável no gráfico abaixo, por meio do famoso e consistente indicador japonês Ichimoku Cloud:
S&Por 500, indicador Ichimoku (fonte: Investing)
S&Por 500, indicador Ichimoku (fonte: Investing)
Notem que esse patamar de suporte coincide exatamente com a linha inferior da nuvem do indicador, a Senkou Span B, traço que indica exatamente regiões de suporte/resistência. Somando-se a isso, com exceção das baixas fortes no início de 2018, as quedas semanais dos movimentos do S&P 500 não foram tão acentuadas desde 2016.
Em síntese, não se pode afirmar categoricamente qual o destino do S&P 500, nas próximas semanas. Tanto pode ser o início de uma tendência de baixa, como pode ser apenas um pullback, com retomada da alta.
Atendo-nos apenas aos aspectos profissionais (e não aos rumores previsibilísticos), estejamos atentos aos próximos movimentos do índice, em relação ao suporte destacado, para uma acertada decisão.
Aliás, previsão de chuva não impede uma linda manhã de sol; e uma forte tempestade pode contrariar uma enfática previsão de tempo firme.
Fonte:MONEY TIMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário