Alemanha usará lítio da Bolívia para criar baterias de carros elétricos
A Alemanha e a Bolívia selaram nesta quarta-feira uma parceria para o uso industrial de lítio, matéria-prima fundamental para a produção de baterias, num passo importante para se tornar menos dependente das potências asiáticas na era dos carros elétricos. O interesse em metais usados em baterias, como cobalto, níquel e lítio, está aumentando à medida que a indústria automobilística corre para construir mais carros elétricos e cortar gases poluentes de veículos movidos a combustíveis fósseis, diante de regras de emissões mais rigorosas.
— A Alemanha precisa se tornar uma líder na produção de células de bateria. Grande parte dos custos de produção está ligada a matérias-primas — disse o ministro da Economia alemão, Peter Altmaier. — Assim, a indústria alemã foi orientada a garantir suas necessidades de lítio, a fim de evitar ficar para trás e cair na dependência. Ele acrescentou que o acordo é um importante passo para garantir esse fornecimento.
Com a joint venture , a estatal boliviana YLB passa a trabalhar em parceria com a ACI Systems, empresa privada alemã, para explorar seu enorme salar de Uyuni e construir uma usina de hidróxido de lítio, bem como uma fábrica de veículos elétricos na Bolívia. A ACI Systems também está em conversações para fornecer a empresas baseadas na Alemanha e em outras partes da Europa o lítio boliviano, inclusive a uma grande montadora alemã com lítio, segundo uma fonte a par do assunto.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário